sexta-feira, 23 de setembro de 2022

FH pede voto a eleitores em favor da democracia

Ex-presidente tucano enumerou pautas do candidato em quem defende votar, como compromisso com o combate à pobreza e desigualdade e direitos iguais para todos; Lula agradeceu a declaração

Por Guilherme Caetano e Sérgio Roxo / O Globo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, publicou uma nota na manhã desta quinta-feira em que defende voto "pró-democracia" no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Com recados indiretos ao presidente Jair Bolsonaro, a nota não cita o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já recebeu o apoio de tucanos nesta campanha eleitoral. Mas a avaliação de alguns integrantes da coordenação de campanha do petista é de que a declaração de FH é um gesto de apoio a Lula.

Fernando Henrique enumerou diversas pautas do candidato em quem defende votar, como compromisso com o combate à pobreza e desigualdade e direitos iguais para todos, independentemente de raça, gênero e orientação sexual.

A nota tem um tom implícito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo governo tem colocado em prática ações contra a preservação de florestas e a ciência, por exemplo. O próprio presidente faz ataques constantes às instituições, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral. Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional", diz a íntegra da nota.

Após a publicação da nota, o perfil oficial do PSDB no Twitter se manifestou sobre o assunto. Afirmou que o partido tem candidata — no caso, Mara Gabrilli, candidata a vice-presidente na chapa de Simone Tebet (MDB) — e que "primeiro turno é para votar no melhor", rechaçando a campanha pelo voto útil que vem sendo disseminada pelo PT.

Lideranças petistas vêm tentando convencer o eleitorado indeciso, ou que hoje está com Ciro Gomes (PDT) e Tebet, de que o melhor a se fazer é eleger Lula no primeiro turno para que não haja chance de Bolsonaro virar o jogo num evento turno seguinte. Para tal, Lula precisaria de pelo menos um voto a mais que 50% de todos os votos válidos.

"O PSDB tem candidata e vai lutar até o final para elegê-la: Simone Tebet, e a nossa senadora Mara Gabrilli. Representam o melhor caminho para o Brasil. Primeiro turno é para votar no melhor. Útil é votar em quem a gente confia", tuitou o PSDB.

De acordo com aliados, o entorno do ex-presidente adotou uma estratégia para blindar o tucano e evitar a exposição de seu estado de saúde. Desde março, quando foi submetido a uma cirurgia após quebrar o fêmur, Fernando Henrique se afastou de suas atividades no Instituto que leva seu nome, nas colunas de jornais e palestras.

Não por acaso, a nota divulgada no perfil do tucano nesta quinta-feira em defesa do voto à democracia foi articulada por seus três filhos — Beatriz, Luciana e Paulo Henrique — junto com integrantes da fundação do ex-presidente. A informação foi antecipada pela colunista Bela Megale.

O texto, no entanto, não cita Lula e tampouco a senadora Simone Tebet (MDB), que concorre à presidência da República com o apoio do PSDB. Embora houvesse uma tentativa de setores do PT em obter uma declaração de voto para o ex-presidente Lula, a nota de FH deixou essa possibilidade em aberto. Aliados avaliam que um pedido de voto para Lula poderia causar desconforto no PSDB. Isto porque alguns de seus principais candidatos a governador disputam eleição contra a esquerda ou são alinhados ao bolsonarismo nos estados. O caso que mais se sobressai é o do governador Rodrigo Garcia, que concorre à reeleição em São Paulo, é que disputa com o bolsonarista Tarcísio Freitas uma vaga no segundo turno contra o petista Fernando Haddad, que lidera as pesquisas. A eleição de São Paulo é vista como essencial para que os tucanos não se tornem irrelevantes no cenário nacional.

Alguns tucanos históricos, porém, interpretam que no fundo FH fez um gesto na direção do petista. A manifestação pró-democracia do ex-presidente ocorreu após alguns de seus aliados mais próximos se manifestarem nos últimos dias a favor de Lula. Entre esses, estão o diretor da Fundação FHC, Sergio Fausto, e seus ex-ministros da Justiça José Gregori, Miguel Reale Jr e José Carlos Dias.

O ex-ministro de Fernando Henrique, Aloysio Nunes, já havia declarado apoio ao ex-presidente Lula desde o início da pré-campanha. Ainda assim, ele avalia que o ex-chefe não teve a intenção de antecipar seu aval a candidatura do petista no primeiro turno do pleito.

— Entendo que na nota ele (FH) tem o cuidado de enfatizar o posicionamento pró-democracia e deixa claro que, se tiver que escolher no segundo turno, sua opção será Lula.

Em entrevista ao GLOBO em 2021, Fernando Henrique afirmou que "não escolheria Bolsonaro" se houvesse um segundo turno entre Lula e o atual presidente. Ele, que diz não ter feito uma escolha em 2018, passou a defender voto contra Bolsonaro.

Lula agradece declaração

Questionado sobre como via a declaração de Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva primeiro agradeceu o texto, sem citar FH. Em seguida, disse que não saber se a nota foi uma declaração de apoio a sua candidatura.

— Todo apoio que vier para a gente levar essa eleição logo eu acho que é melhor para todo o mundo. Eu agradeço as pessoas que estão demonstrando confiança agora. Eu fico feliz e obviamente agradecido. Eu espero que mais gente saiba o que está acontecendo no Brasil e que mais gente se decida porque a chapa Lula e Alckmin efetivamente é a chapa que pode ser eleita — disse Lula.

Quando perguntado pelo GLOBO se via a declaração como apoio, Lula afirmou: — Não sei, estou saindo de uma reunião agora e não estou sabendo.

Integrantes da campanha veem apoio a Lula

Dois integrantes da coordenação da campanha do ex-presidente Lula avaliaram que a declaração de Fernando Henrique é um gesto de apoio ao petista.

— É uma declaração de voto — disse o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que atua na comunicação da campanha.

No entendimento de Falcão, o tucano não citou nominalmente Lula porque o PSDB apoia formalmente Simone Tebet (MDB), mas as sinalizações em favor de Lula estão claras em sua nota.

— O voto é secreto, mas os compromissos assumidos estão plenamente contemplados no programa de governo. Ele se preserva, mas estabeleceu um programa que se enquadra plenamente (nas propostas de Lula) — afirmou o deputado.

O deputado Márcio Macedo (PT-SE), tesoureiro da campanha, seguiu na mesma linha:

— A minha leitura é que ele (Fernando Henrique) está defendendo a história do Lula e o que o Lula está defendendo. Um apoio à democracia, ao Lula, à civilização contra a barbárie.

Macedo destacou que o estilo de Fernando Henrique não permitira uma fala mais direta.

— Nós respeitamos a decisão dele. Acho que a população é inteligente e sabe fazer a leitura — disse o tesoureiro, ao responder se esperava um gesto mais forte.

Coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante disse que para “bom entendedor meia palavra basta”.

— Ele coloca alguns princípios que orientam, e, para bom entendedor, meia palavra basta. E a gente respeita totalmente a posição dele. Merece respeito do Brasil, da democracia e todas as forças políticas democráticas. Acho muito positivo ele estar se manifestando.

Questionado sobre a manifestação de Fernando Henrique, Lula falou genericamente sobre apoios que têm recebido:

— Para mim, todo apoio que vier para gente levar esta eleição logo acho que é melhor para todo mundo. Eu agradeço às pessoas que estão demonstrando confiança agora. Eu fico feliz, obviamente, agradecido. Espero que mais gente saiba o que está acontecendo no Brasil e se define porque a chapa Lula e Alckmin é a que pode ser eleita e recuperar este país.

Indagado especificamente sobre a nota do tucano, respondeu que, como estava saindo de uma reunião naquele momento, só estava "sabendo o que o pessoal me fala".

Até petistas que reservadamente dizem que a carta “ficou pela metade”, ao não deixar explícito qual apoio do tucano, ponderam que FH foi firme e contundente na sua fala e ao mesmo tempo elegante, evitando saia justa com sua correligionária Mara Gabrilli, candidata a vice-presidente na chapa de Simone Tebet (MDB).

Aliados de Lula também enxergaram a carta como um reencontro de FHC e o petista, a continuidade de um movimento que começou em 2021, quando os ambos se encontraram e publicaram foto juntos nas redes sociais. Em 1978, quando era líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Lula apoiou a campanha de FHC ao senado. Anos depois, Lula e FHC disputaram a presidência em 1994 e 1998 — em ambas, o tucano venceu o petista.

— Eles fazem um reencontro a partir daquilo que deve ser o reencontro dos homens públicos, estadistas na política a partir de princípios. Então ele declara apoio a Lula a partir dos princípios que ele entende que o Lula representa. Achei excelente. Esse é o caminho. Mais importante do que citar o Lula é citar ao povo brasileiro o que o Lula de fato representa _ avalia o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Aliados de Lula receberam a manifestação do FH como um movimento em conjunto com outros apoios tucanos que Lula vem recebendo nos últimos dias. Ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos José Gregori anunciou nesta quinta apoio ao petista. A campanha petista, contudo, não pretende trabalhar por um apoio mais incisivo do ex-ptesidente.

Foi atribuído ao candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), agregar apoio de ex e atuais tucanos e incentivá-los a vir a público para demonstrar adesão a Lula. Outra avaliação é que mesmo sem citar o presidente, a carta estimula rejeição a Bolsonaro, um dos pontos que a campanha de Lula vem trabalhando na campanha, por entenderem que o atual titular do Palácio do Planalto não tem nenhum dos atributos citados por FH na nota.

Para Mara Gabrilli, vice de Tebet e correligionária de FH, a declaração do ex-presidente vai ao encontro com o que a chapa do MDB e PSDB pregam na campanha:

— Ele pegou praticamente a fala da nossa chapa, que é acabar com a desigualdade, acabar com a miséria, pobreza, fome. Valorizar as instituições, resgatar, ainda mais eu sendo membro da ONU e converso muito com Fernando Henrique sobre isso, resgatar a imagem do Brasil no exterior, desmatamento zero. Ele falou tudo de principal que eu e Simone falamos. Só tenho que agradecer o Fernando Henrique, essa cabeça que o Brasil sente tanta falta dela gerindo nosso país — disse Gabrilli. (Colaboraram Jeniffer Gularte e Fernanda Trisotto)

9 comentários:

Anônimo disse...

Dia 2 de outubro vocês todos vão cair do galho , inclusive esses traidores tucanos que resolveram abraçar o Lula e ir com ele de volta para o cenário do crime no intuito de terminar de fazer o assalto ao Brasil
O povo vai votar em massa no Bolsonaro e vocês vão ficar aí de conversa fiada tentando justificar tantas distorções em favor do Lula ladrão

Anônimo disse...

Claro q não!

Anônimo disse...

FHC já percebeu: as pesquisas confiáveis têm registrado nas últimas semanas: Lula com quase metade dos votos e Bolsonaro com cerca de 1/3 dos votos. Como a rejeição a Bolsonaro é gigantesca e tem se ampliado, a chance da vitória de Lula no primeiro turno está aumentando dia a dia! Até o PSDB, seus tucanos e políticos democratas já entenderam! Só os papagaios bolsonaristas insistem em apoiar o genocida! Até o Centrão já está abandonando a sua TCHUTCHUCA...

Anônimo disse...

Gado é gado! Não exija muito.

Anônimo disse...

Vocês fanáticos da seita do bom ladrão no dia 2 de outubro vão ficar mansinhos que nem gato de armazém
Vocês tinham que ter vergonha na cara em vez de ficar com essa conversinha de genocida e defendendo ladrão que coordenou o maior assalto aos cofres públicos do Brasil dizendo defender os trabalhadores
Tomem vergonha, ponha mão na consciência, quem apoia ladrão é cúmplice ou idiota

Anônimo disse...

Fala o anônimo q defende o homem dos 100 imóveis em grana viva, bufunfa, certamente dinheiro ilegal, como aquele das drogas igualmente ilegais.

Anônimo disse...

Tudo narrativas inventas pelo PT e pela imprensa marrom, e vocês fanáticos úteis acreditam nessa baboseira e ficam repetindo que nem os papagaio
O velho ladrão cachaceiro teve a sua chance e roubou Brasil dizendo defender os trabalhadores
agora esquece!
Lula ladrão seu lugar é na prisão!

Anônimo disse...

Bolsonaro teve sua chance e se mostrou GENOCIDA! Matou centenas de milhares que deveriam sobreviver se ele não fosse tão INCOMPETENTE e mal intencionado! O maldito nada entendia de medicina e ficava dando palpite furado, recomendando remédios ineficazes, combatendo máscaras e vacinas. Colocou um general incompetente e capacho como ministro da Saúde! Só porque o canalha obedecia suas ordens sem pestanejar... Que país do mundo teve um GENERAL como ministro da SAÚDE durante o pior período da pandemia?? Por isso, morreram de Covid no Brasil 4 vezes mais pessoas que a média mundial.

ADEMAR AMANCIO disse...

Eu prefiro a sigla FHC à FH.