sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Diretor não sai
Responsável pela Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de recursos públicos na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal, pediu o afastamento do cargo de Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola, um dos principais investigados. O governo ignorou a solicitação. Nesses casos, a PF teme a eventual destruição de provas. Com fama de ativo "captador" de doações para as campanhas do PT, Sílvio Porto é tido como uma das eminências pardas do governo Dilma. Sílvio Porto manda mais que Rubens Rodrigues Santos, presidente que tem medo do subordinado e virou uma "rainha da Inglaterra" da Conab. Outro fator de estabilidade de Sílvio Porto no cargo é sua ligação ao ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Levado para depor, Porto foi liberado no mesmo dia. A PF pediu também, sem êxito, mandado de busca e apreensão na casa dele.

Competência
Parte do êxito da venda dos aviões de combate Gripen se deve a um discretíssimo e respeitado personagem: o ex-senador Marco Maciel (foto). Foi ele quem primeiro defendeu a opção do Brasil pelos caças suecos.

Aécio e a PB
Em busca de palanques fortes nas eleições à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG) pressiona o senador correligionário Cássio Cunha Lima a disputar o governo da Paraíba, em 2014. Levantamento encomendado ao Consult Pesquisa mostra Cássio com 41,35% das intenções de votos, o dobro do governador Ricardo Coutinho (PSB), que tem apenas 20,35%. Já Veneziano (PMDB) aparece em terceiro lugar, com 13%.

Mal na fita
O governador Ricardo Coutinho tem alta rejeição (21% não votariam nele de jeito nenhum, contra 13% de Veneziano e 7,5% de Cássio.

Ladeira abaixo
Os protestos de rua detonaram o apoio ao governo Ricardo Coutinho: caiu de 29,6% em abril para 20,5% em agosto e 16,95% em dezembro.

Nova direção
Ex-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, o deputado Moreira Mendes (RO) será o líder do PSD na Câmara, em 2014.

Sem exceção
Primeiro-secretário da Força Sindical, Sérgio Leite não vê nada de extraordinário nas reclamações sobre a falta de interlocução com o governo Dilma: "Todos reclamam, nós e a torcida da Portuguesa".

Pede pra sair
Para Sérgio Zveiter (PSD-RJ), relator do recurso do deputado Natan Donadon, o presidiário deveria renunciar logo ao mandato: "O processo ficou para fevereiro, e ele não tem direito a mais nada".

Sem noção
Deputados do PSDB reclamaram de Eduardo Azeredo (MG) no evento de lançamento das diretrizes do programa de Aécio Neves para 2014. Acham que a presença dele lembra o mensalão mineiro.

Estratégia
Na tentativa de frear grupo que ameaça antecipar convenção nacional do PMDB, o vice Michel Temer parte para o radicalismo: ameaça tirar do encontro uma decisão definitiva. Não vai dar para voltar atrás.

Frase
Não tenho ilusão quanto a isso, não" -
Ministro Joaquim Barbosa cético quanto à mudança dos políticos após o mensalão

Fora da cota
No PMDB, é consenso que o comando do Ministério do Turismo deverá sair da cota do senador José Sarney, a quem é atribuída a indicação de Edison Lobão para a importante pasta de Minas e Energia.

De olho nas ruas
O cantor e ex-ministro Gilberto Gil gravou o jingle do programa nacional de TV do PV, o primeiro a ir ao ar em 2014, que terá como mote: "Você pode até não saber, mas tem um pouco de Partido Verde em você".

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: