sábado, 25 de janeiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

Padilha nos Portos
Assim como o ex-presidente Lula, o vice Michel Temer também tem seus nomes do peito na reforma ministerial da presidente Dilma. O deputado suplente Eliseu Padilha (PMDB-RS) é seu candidato para a pasta dos Portos. Padilha não vai concorrer em outubro e tem experiência. Foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique.

Ressentimento
Os tucanos sempre venceram num dos maiores colégios eleitorais do país: o Rio Grande do Sul. Mas, desta vez, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, pode ter dificuldades. Tradicional aliado, o PMDB gaúcho abandonou a candidatura de Aécio. Os “serristas” do partido estão na vanguarda deste movimento, pois não engolem, até hoje, as derrotas de José Serra em Minas Gerais, nas eleições de 2010. O PP, da senadora Ana Amélia (RS), também não garante apoio ao tucano, pois está negociando aliança com o PSB, de Eduardo Campos.

"Estamos em uma crise nas organizações sociais e partidárias. A população não acredita nessas representações, com maior destaque para os jovens"
João Felício
Secretário de Relações Internacionais da CUT

Contrapartida
Negociador do PPS junto ao PSB, o vereador Raul Jungman (Recife) recebeu a tarefa de obter o apoio dos socialistas a seus candidatos ao governo Eliziane Lins (MA), Hissa Abrahão (AM) e a deputada distrital Eliane Pedrosa (DF).

Fotógrafo oficial
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, produziu esta foto da estátua de Leonel Brizola, inaugurada na quinta-feira, em Porto Alegre, na Praça da Matriz, em frente à sede do governo gaúcho e à Assembleia Legislativa. Na terça-feira, Lupi fará homenagem a Brizola no programa do partido, em rede nacional de TV.

Para onde ir
Adversário do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) e descartado por Marina Silva (PSB), o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado, foi a Salvador em busca de um “aecista”, o prefeito ACM Neto, para sua candidatura à Presidência.

Os tucanos no Rio
Os aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG) juram que o presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), agiu por sua própria conta e risco ao manifestar apoio à candidatura do atual vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao governo do Rio.

O portador da Mensagem
O ministro Aloizio Mercadante ainda não sabe se tomará posse na Casa Civil antes de três de fevereiro. Neste dia, o Congresso retomará os trabalhos. O chefe da Casa Civil é quem entrega a mensagem presidencial ao Parlamento.

Os petistas do B
O professor Márcio Jardim, da direção nacional do PT, é o candidato ao governo do Maranhão daqueles petistas que não querem aliança com a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Enquanto ocorre a reforma a ministerial, Marta Suplicy (Cultura) participa segunda-feira, em São Paulo, da Campus Party, sobre cultura digital.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: