sexta-feira, 24 de julho de 2015

Para ministros, política econômica 'está acabando com o governo'

- Folha de S. Paulo

Na véspera do anúncio da redução da meta fiscal para este ano, a condução da política econômica do ministro Joaquim Levy (Fazenda) foi alvo de duras críticas durante reunião entre o presidente do PT, Rui Falcão, ministros e ex-ministros do partido.

Segundo a Folha apurou, os petistas fizeram um discurso pessimista quanto à crise econômica e avaliaram que "do jeito que está" é "impossível" recuperar a popularidade da presidente Dilma.

"A política econômica está acabando com o governo", disse, sob condição de anonimato, um dos presentes ao encontro que ocorreu na noite de terça-feira (21), na sede nacional do PT em Brasília.

A principal queixa é sobre os cortes estimulados por Levy que, segundo os ministros, têm prejudicado os programas sociais, principal bandeira do governo petista.

Na quarta-feira (22), o Planalto anunciou a redução da meta fiscal de 1,1% para 0,15% do PIB, admitindo, inclusive, deficit nas contas públicas deste ano. A medida deve prolongar o tempo do ajuste.

Levy insistia em não reduzir a meta e propôs um novo corte, de R$ 8,6 bilhões, dois meses após o governo anunciar um contingenciamento de R$ 70 bilhões.

Crédito
A avaliação, dizem, é a de que o governo não tem mais de onde cortar e, ao invés de tentar acenar ao mercado, como quer o ministro da Fazenda, deveria se atentar às bases, retomar o crédito e estimular o consumo "para que o Brasil volte a crescer".

Entre os participantes do encontro estavam o ex-ministro Gilberto Carvalho, os ministros Arthur Chioro (Saúde), Carlos Gabas (Previdência Social), Pepe Vargas (Direitos Humanos), Eleonora Menicucci (Mulheres), e a presidente da Caixa Econômica e ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Nenhum comentário: