domingo, 10 de maio de 2020

Jarbas Vasconcelos* - Juízo, presidente!

- O Globo

Trabalhar hoje pensando em eleições é uma falta de respeito com a população

O presidente Bolsonaro, se tiver juízo e a mínima noção de realidade, deve ter a grandeza em oferecer uma trégua em seus arroubos descompensados para que possamos focar energia no que realmente interessa. Para que possamos trabalhar em ações e estratégias inteligentes para minimizar os duros impactos causados pelo coronavírus na saúde, no emprego e na renda dos brasileiros.

A tendência é que a situação atual da pandemia em nosso país piore nos próximos dias. As posições ideológicas, de parte a parte, devem ficar de lado. Mais do que insensível, é de uma irresponsabilidade sem tamanho a preocupação político-eleitoral que estamos vendo por aqueles que foram escolhidos para representar e defender o nosso povo já tão sofrido e necessitado. É de dar nojo essa negociação rasteira em beira de calçada, onde o presidente oferece empresas e instituições em troca de apoio político, como vem ocorrendo com o chamado centrão.

Trabalhar politicamente hoje pensando em eleições futuras é uma falta de respeito com a população. É também uma irresponsabilidade consentir com a intolerância e o radicalismo que campeiam e que tornam ainda mais difícil esse cenário de filme de terror que estamos vivendo.

Nas agências bancárias as pessoas se arriscam em aglomerações em busca de ajuda para matar a fome. Nos serviços médicos as filas massacram quem precisa de pronta ajuda. Nos hospitais os profissionais de saúde já começaram a priorizar quem será ou não atendido, arriscando ainda suas próprias vidas ao trabalharem sem as devidas condições de segurança. E os cemitérios acolhem corpos sem que familiares e amigos possam sequer se despedir de seus entes queridos.

Não faz sentido algum gastar o nosso tempo e energia em ações e projetos que não tenham como foco a preservação da vida e a proteção dos mais necessitados. Não faz sentido algum ter um presidente que com falas e atitudes descompensadas está mais preocupado com seus interesses políticos (e de sua família), minimizando diariamente o real sofrimento do povo. Não faz sentido algum vermos pessoas irem às ruas questionar instituições e os princípios democráticos duramente conquistados em nosso país.

Presidente, ajude seus ministros a trabalharem com o mínimo de sossego interno para que possam se dedicar aos reais problemas que estão fora de seus gabinetes, escancarados em todas as esquinas, dia a dia, nas ruas das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras.

Os números dessa pandemia possuem nomes, presidente. Possuem histórias. Possuem famílias. É mais do que urgente uma mudança na sua postura, senão por vontade própria, mas por força do que estamos passando. Faça um gesto à altura do cargo que ocupa. Se some aos que querem ajudar verdadeiramente o nosso povo. Tenha certeza que, fazendo isso, trabalhando e ajudando os que estão na linha de frente nesse combate, o senhor estará fazendo o que a população espera de um presidente da República.

*Jarbas Vasconcelos é senador (MDB-PE)

Nenhum comentário: