sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sérgio Guerra elogia Eduardo e diz que Aécio deveria ser mais ativo

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), disse estar "gostando" da movimentação do governador Eduardo Campos (PSB), que, mesmo sem admitir publicamente, trabalha visando disputar a Presidência da República. "É bom para o País", afirmou Guerra, durante o velório do ex-ministro da Justiça e um dos protagonistas da luta pela redemocratização do Brasil Fernando Lyra, ontem à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para Guerra, o senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) também precisa se movimentar. "Ele deveria estar mais ativo, em campanha no País", defendeu.O presidente tucano afirmou que tem falado constantemente com o o presidenciável do seu partido. "Temos que resolver os problemas da fachada da nossa casa", disse Guerra, em referência aos dilemas do PSDB para 2014.

Incomodado com as articulações do aliado socialista, o PT da presidente Dilma Rousseff, que projeta disputar a reeleição, tem trabalhado para tentar neutralizar a força de Eduardo. Para tanto, lançará mão da força do ex-presidente Lula. A proposta é de retomar as Caravanas da Cidadania, realizadas pelo ex-presidente entre 1993 e 1996. A atenção dos petistas está voltada, principalmente, para o Nordeste, onde Eduardo tem conquistado cada vez mais espaço.

O governador pernambucano também programa uma caravana pelas capitais do País. A sua estreia será no início de abril, quando fará seminário a empresários em Porto Alegre.

Em outra frente, a presidente Dilma prepara uma reforma ministerial mais ampla do que a prevista, em março, para acomodar novos aliados e resolver pendências com antigos parceiros, num movimento planejado para construir as bases de sua campanha à reeleição.

Empenhada em conquistar apoios, Dilma pode ceder à cúpula do PDT, que reivindica a troca do ministro do Trabalho, Brizola Neto, e atender o PR, ávido por substituir o titular dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Os movimentos da presidente, na fase pós-faxina, têm o objetivo de evitar que apoiadores do PT sejam atraídos por outros candidatos ao Palácio do Planalto, como Eduardo Campos e Aécio Neves, e fará de tudo para impedir a debandada de aliados.

Com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves também dará início no primeiro semestre a uma série de viagens. O PSDB já programa, para este mês, dois eventos, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte.

Fonte Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: