quinta-feira, 12 de março de 2015

Cardozo condena ‘postura golpista’

Cardozo alerta para 'postura golpista' em atos

• No Acre, governo petista organiza ato a favor da presidente; ministro também defende protestos "sem ódio"

Luiza Damé e Eduardo Bresciani – O Globo

Crise política

RIO BRANCO, BRASÍLIA e SÃO PAULO - Um dia após a presidente Dilma Rousseff ser vaiada em São Paulo, o PT se mobilizou, e ontem ela foi saudada ao chegar no Acre, governado há cinco mandatos por seu partido. Dilma foi recebida no aeroporto por cerca de 250 militantes petistas, segundo a Polícia Militar. Onze pessoas, porém, protestaram contra ela do lado de fora. Ao comentar ontem os atos contra o governo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que protestos, como os marcados para domingo, devem ser realizados "sem posturas golpista". Assim como Dilma afirmara no início da semana, ele disse não haver razões para impeachment.

Dilma foi recebida pelo governador Tião Viana e pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. A presidente foi levada por Viana ao encontro de petistas, que a saudaram com gritos de "Dilma, eu te amo".

Dilma se reuniu com prefeitos de sete municípios atingidos pela cheia do Rio Acre e sobrevoou áreas atingidas. Visitou o abrigo onde estão desabrigados e entregou 967 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, evento em que também foi aplaudida. Ela voltou a defender a livre manifestação, mas sem violência:

- Não tenho o menor interesse, o menor intuito, o menor compromisso com qualquer processo de restrição à livre manifestação. Temos o direito de manifestar, mas não o direito de sermos violentos. Isso não pode acontecer - afirmou.

Cardozo deu declaração semelhante:
- Gostaria muito que as pessoas que criticam o governo não fizessem uma ação de ódio, de raiva, que expressem suas ideias democraticamente. Que se manifestem dentro da lei, dentro da ordem, com respeito às autoridades constituídas e afastem-se quaisquer posturas golpistas.

Ontem, no Rio, um ato pedindo o impeachment de Dilma reuniu cerca de 40 pessoas, que foram até à sede da Petrobras. Em São Paulo, a PM se reuniu com líderes dos protestos marcados para amanhã e domingo (pró e contra o governo, respectivamente). Segundo o comando da PM, os líderes garantiram que os atos serão pacíficos. Uma das preocupação da PM é com a convocação para amanhã de ato do grupo Revoltados Online, a favor do impeachment. O grupo, porém, teria garantido que fará o protesto após a passeata em defesa da Petrobras.

Nenhum comentário: