segunda-feira, 5 de março de 2018

Freire defende ‘aggiornamento’ para que esquerda seja contemporânea do futuro

Fábio Matos | Portal PPS

O deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, foi um dos participantes do seminário “O Brasil no Mundo em Transformação”, organizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e realizado neste sábado (3) em São Paulo. O parlamentar defendeu um “aggiornamento” (“atualização”, em italiano) do pensamento de esquerda e afirmou que é necessário interpretar as transformações por que passam o mundo e a sociedade.

“Estamos tentando fazer, efetivamente, um ‘aggiornamento’. Trazer essa difícil e necessária transição para o que alguns chamam de pós-comunismo que temos de consolidar. Temos que buscar novas concepções se quisermos permanecer fazendo história”, afirmou o deputado. “Tenho uma certeza: estamos fazendo um ‘aggiornamento’ para sermos contemporâneos do futuro”, completou Freire.

O encontro promovido pela FAP é o segundo de uma série de três seminários que integram a programação de preparação de conteúdo para o Congresso Nacional do PPS, marcado para os dias 23, 24 e 25 de março e que também acontecerá na capital paulista.

O seminário deste sábado foi conduzido pelo economista Nelson Tavares Filho, em conjunto com o secretário executivo do evento, André Amado, e o embaixador Ronaldo Costa Filho (subsecretário de Assuntos Econômicos e Comerciais do Itamaraty). Também participou das discussões Luiz Paulo Vellozo Lucas, engenheiro e político brasileiro, que recentemente anunciou a sua migração do PSDB para o PPS.

Temas
O mundo do trabalho, as relações sociais e entre os países, a força de trabalho e o modo de produção material do mundo atual, em modificação permanente a cada dia, foram alguns dos assuntos discutidos no seminário. O encontro se propôs a debater o papel brasileiro neste mundo em transformação.

No bojo das discussões durante todo o dia, foram analisados aspectos envolvendo o deslocamento da importância econômica no mundo para o Oriente, o avanço tecnológico das nações, a mudança tecnológica para economia poupadora de carbono, os impactos do desenvolvimento na infraestrutura e na economia brasileiras, entre outros.

Encontro com Agora!
Ainda neste sábado, o deputado Roberto Freire também esteve presente em um encontro com integrantes do movimento Agora!, que recentemente firmou uma carta-compromisso com o PPS que busca definir um plano de ação política e eleitoral.

No bate-papo informal com os membros do Agora!, entre os quais a cientista política Ilona Szabó, especialista em segurança pública, e o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, antecessor de Freire no comando da pasta, o presidente do PPS afirmou que o mundo vive hoje “o início de um novo período histórico”.

“O partido político é uma instituição datada, como todas são. O partido é algo que apareceu na história a partir da Revolução Industrial”, destacou. “Nós estamos vivendo o início de um novo momento. A revolução digital que estamos experimentando vai criar novas instituições políticas.”

Durante a conversa com os componentes do Agora!, Freire reforçou que o PPS está de “portas abertas” ao grupo. “Estamos querendo interpretar a superação daquilo que nós somos, um partido político, para aquilo que vocês podem vir a ser. Aqui pode estar sendo gestada a nova representação política desta nova sociedade”, afirmou.

“Da parte do PPS, o que estamos fazendo é algo que, eu espero, também comece a mudar o partido. Vocês estão significando a mudança concreta. O partido está fazendo um ‘aggiornamento’ em sua concepção”, finalizou Freire. (Fábio Matos – Assessoria do Parlamentar)

Nenhum comentário: