O Estado de S. Paulo
Um projeto brasileiro que estabeleça uma
nova relação entre natureza e tecnologia pode ser a mensagem mais importante na
nossa política externa.
A campanha eleitoral apenas começou, há um
longo caminho pela frente e, possivelmente, será preciso uma batalha para
defender sua legitimidade.
Num quadro ainda tão embrionário, parece
lirismo pensar num caminho para o Brasil pós-2022. Não se trata de um programa,
muito menos de um projeto de país, como muitos não cessam de cobrar. É
pretensão tratar de ambos, sobretudo porque a ideia de projeto de país pode
lembrar de algo que se formule numa prancheta, quando na verdade há diante de
nós uma sociedade viva e complexa. Mas também não é proibido pensar um pouco
adiante. Lembro-me do passado, quando as convenções partidárias analisavam
teses. Hoje, isso parece um escândalo.
Um dos grandes problemas do Iluminismo foi
o projeto radical moderno de subjugar a natureza, por meio da tecnologia, para
os propósitos humanos. Esse projeto desembocou numa crise profunda, com a
necessidade urgente de atenuar suas trágicas consequências, como o aquecimento
global.
Da mesma forma que isso está em crise,
também entrou em crise a concepção cristã sobre a superioridade ou privilégio
dos humanos sobre todas as outras formas de vida.
O avanço tecnológico cego pressupunha,
também, que todas as culturas convergissem para uma só visão. Um projeto para o
futuro precisa alterar esses termos e, sobretudo, fundar a relação com a
natureza em outra base, inclusive fortalecendo as culturas que já a veem de uma
forma não destrutiva.
Depreende-se daí que as fontes de
inspiração para o futuro são a sustentabilidade, no campo econômico, e a
diversidade, no campo cultural.
Isso não significa desprezar a tecnologia. Ao contrário, a tecnologia de informação é outra dimensão do presente e do futuro que tem de estar no centro de um projeto, ou algo parecido, para o País.
Em primeiro lugar, é por meio da tecnologia
da informação que se vai avançar na produção das riquezas. Também por meio dela
o Estado brasileiro pode se tornar mais barato e, simultaneamente, mais eficaz.
Por meio dela a própria democracia pode se ampliar, com um governo inteligente
que saiba reunir a cooperação coletiva.
A pandemia de covid-19 impulsionou essa
tecnologia e mudou o panorama das grandes cidades. Ela possibilita a
recuperação dos grandes centros urbanos para a moradia, uma vez que tornou
obsoletos os grandes prédios de escritórios.
Da mesma forma que a pandemia impulsionou
tendências já existentes, a guerra na Ucrânia torna urgente a superação da era
dos combustíveis fósseis, abrindo caminho para as energias solar, eólica e o
hidrogênio verde.
A covid-19 representou um trauma no
processo de educação brasileiro. Ele é fundamental em qualquer projeto de país.
A extrema-direita descartou o avanço digital. Por meio dele, é mais fácil
transformar a educação num processo em que as pessoas consigam constantemente
definir as habilidades para a realização de uma tarefa, encontrar os meios de
acesso a essas habilidades. É o oposto da concepção militarizada de educação da
extrema-direita.
Esses tópicos são interessantes porque
mostram algo que relativiza a ideia de um projeto subjetivo. Basta apenas
analisar o curso dos acontecimentos e avançar com eles. O fracasso do projeto
iluminista de domar a natureza e transformá-la de acordo com a vontade humana
transcende à polarização esquerda-direita. É um fenômeno praticamente
universal. Um projeto brasileiro que estabeleça uma nova relação entre natureza
e tecnologia pode ser a mensagem mais importante na nossa política externa.
Em primeiro lugar, é uma forma de se
associar aos esforços planetários para atenuar a crise, estabelecer vínculos
com os projetos de algumas grandes democracias ocidentais, como Estados Unidos
e França, onde Biden e Macron parecem ver essa tarefa como central.
Pelas características brasileiras, pela
riqueza de sua biodiversidade, o País teria condições de canalizar um grande
investimento global. Isso é decisivo num momento em que se coloca em debate,
também, a ideia de que o valor se resume à atividade humana.
De posse de seu grande tesouro, o País, com
a maior biodiversidade do planeta, teria condições de iniciar um ciclo
sustentável e direcionado para o futuro.
Isso não é um programa nem projeto de país.
Mas tem uma ponta de ambição na medida em que trabalha com uma crítica
civilizatória.
A ideia de Darcy Ribeiro de uma civilização
dos trópicos sempre me pareceu um pouco romântica. No entanto, a preservação de
culturas que rejeitam a destruição tecnológica ocidental e as mudanças na
relação com a natureza, que, ao invés de ser violentada, é respeitada no seu
curso, podem ser elementos de um pós-iluminismo, do início de uma nova era.
No entanto, mesmo sem formular um ambicioso
projeto de país, é possível conversar um pouco sobre as possibilidades que se
abrem.
São conversas preliminares. De nada
adianta, também, formular um programa com a perspectiva apenas de tapar
buracos, corrigir erros mais gritantes. É uma iniciativa respeitável, mas
limitada.
São conversas vistas com ironia na política brasileira. Mas podem ser uma espécie de mensagem na garrafa quando o pragmatismo esbarrar em seus limites.
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