quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mensalão: Oposição repudia participação de embaixador da Venezuela em evento contra STF

Diógenes Botelho

Os presidentes do PPS, PSDB e DEM divulgaram nota (leia íntegra abaixo) na tarde desta quarta-feira (06/02) repudiando a participação do embaixador da Venezuela , Maximilien Sánchez Averláiz, em evento organizado pelo PT no Distrito Federal para manifestar apoio ao ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão. Durante o ato, que aconteceu na terça-feira, foram feitas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por ter confirmado a culpa e penalizado o petista com 10 anos e 10 meses de prisão, concluindo que ele comandou o maior esquema de corrupção já registrado no Brasil.

Para o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), trata-se de clara ingerência do embaixador da Venezuela em assunto interno do Brasil. “Desde jovem, quando militante da juventude comunista, em inúmeras oportunidades protestei, na ditadura, contra a interferência da embaixada americana em assuntos internos brasileiros. Sempre, e em outros governos, me insurgi contra essas interferências. Na Assembleia Constituinte defendi a autodeterminação dos povos. Não mudei não! E essa minha posição independe de qual país interfere em nossos assuntos. Portanto, é um absurdo essa postura de um embaixador estrangeiro participar de um ato que tenta desqualificar uma sentença da suprema corte brasileira. Que o condenado (José Dirceu) patrocine atos desse tipo, já causa preocupação, mas a presença de um embaixador de país estrangeiro é inaceitável”, condenou Freire.

Na nota, assinada também pelos presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (CE), e do DEM, senador José Agripino (RN), os partidos afirmam que exigirão, no âmbito do Congresso Nacional, “explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade”.

Durante o evento, Dirceu convocou os militantes do partido a defender os petistas condenados pelo esquema do mensalão da mesma forma que defendem o governo da presidente Dilma Rousseff. Na presença do embaixador da Venezuela, o ex-ministro acusou ainda o Supremo de ter agido politicamente ao colocar o julgamento em pauta em ano eleitoral.

Leia a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO À INTERFERÊNCIA DO EMBAIXADOR DA VENEZUELA EM ASSUNTOS INTERNOS DO BRASIL

O PSDB, PPS e Democratas manifestam de forma conjunta seu protesto e indignação diante da interferência indevida do embaixador da Venezuela, senhor Maximilien Sánchez Averláiz, em assuntos internos do Brasil.

A presença do embaixador venezuelano em ato organizado ontem pelo petista José Dirceu, ex-ministro do governo Lula condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, para tentar desqualificar o resultado final do julgamento do mensalão, definido pelo Supremo Tribunal Federal, afronta à soberania do Brasil e mereceria o repúdio imediato das autoridades brasileiras, a começar pelo Ministério das Relações Exteriores.

Diante disso, exigiremos, no âmbito do Congresso Nacional, explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade.

Brasília, 06 de fevereiro de 2012

Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

Deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS

Senador José Agripino, presidente nacional do Democratas

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: