sexta-feira, 4 de março de 2022

Ruy Castro: Espião contra espião

Folha de S. Paulo

Os agentes secretos de Biden são mais rápidos que os de Putin. Biden é que é devagar para agir

Há russos infiltrados entre os resistentes ucranianos. Há ucranianos infiltrados entre os invasores russos. A função de uns e de outros é descobrir os movimentos do inimigo, tentar confundi-lo e, se possível, sabotar. Guerra é guerra e, em todas elas, a informação é tão importante quanto a ação armada —pode tanto antecipar um confronto quanto adiá-lo ou até evitá-lo. E mais de uma guerra já foi ganha numa mesa a quilômetros do front, por um especialista que conseguiu quebrar um código impenetrável. Ou perdida, pelo fato de esse especialista ser um operador secretamente a serviço do outro lado.

Há duas semanas morreu nos EUA, aos 88 anos, um cidadão chamado Peter Earnest. Foi um espião da CIA na Europa e no Oriente Médio durante a Guerra Fria. Uma de suas missões foi chefiar a equipe que interrogou um agente soviético que queria passar para o Ocidente. A operação durou semanas, mas não foi um sucesso, porque um dos interrogadores americanos espionava para a URSS. Esse era um problema frequente: o agente da CIA ou da KGB que fingia estar operando para a KGB ou a CIA quando, na verdade, trabalhava mesmo era para a CIA ou a KGB. Sem falar nos que fingiam estar fingindo e não estavam fingindo. Ou vice-versa.

Na terça (1), dissidentes de dentro do governo russo (sim, existem) vazaram um plano de operadores tchetchenos para matar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski. A ação foi contida, mas Zelenski não ficou a salvo, porque não tem como não se expor. Já Vladimir Putin, aliás ex-agente da KGB, não deixa ninguém no Kremlin chegar a menos de dez metros —podem tentar envenenar seu strogonoff. Só abriu uma exceção para Jair Bolsonaro, que, para ele, não existe.

Putin levou meses dizendo que não iria invadir a Ucrânia, enquanto Joe Biden dizia que ele iria invadir, sim.

Significa que os homens de Biden são mais rápidos para espionar. Biden é que é devagar para agir.

Nenhum comentário: