terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

O inferno não acabou
As agruras do ex-deputado José Genoino não terminaram com a doação que lhe permitirá pagar a multa imposta pela Justiça. É que, desde agosto de 2012, o GDF cobra o ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) feitas em dinheiro. A alíquota é de 4%. Significa que, dos R$ 667,5 mil serão, pelo menos, R$ 26,7 mil para os cofres do Governo do Distrito Federal.
» » »
Na época em que o imposto começou a ser cobrado, foi um verdadeiro alvoroço, uma vez que houve retroatividade de cinco anos. Até o nome do governador Agnelo Queiroz estava na lista. E mais: o pagamento desse imposto não é coisa simples. Deve ser feita pelo donatário, ou seja, quem recebe os recursos tem que requerer uma guia de recolhimento, que leva três dias para ser emitida, no estado do doador. Numa quantia tão grande arrecadada, certamente, não será uma operação fácil. Resta saber se o GDF dará isenção. Se for assim, a fila de pedidos será grande. Até agora, o Governo do DF não se pronunciou.

Ação tucana
A área jurídica do PSDB estuda ação para acusar a presidente Dilma Rousseff de crime eleitoral. O partido pretende usar como argumento a cessão de um ministério ao Pros em troca do tempo de tevê para a campanha. “A legislação eleitoral determina igualdade de condições entre os partidos. No momento em que o governo usa espaço no ministério para atrair aliados com vistas à reeleição, isso é crime eleitoral”, diz o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Acordo prévio
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, formatou um pré-acordo com Marina Silva. Se ela for candidata a vice na chapa, terá o direito de indicar o candidato a governador de São Paulo e também o do Rio de Janeiro. Se não for assim, caberá ao PSB definir o rumo nesses estados.

Por falar em Marina…
Ela está em Brasília esta semana, pra lá de discreta, fazendo exames de rotina. Mas, de saída, entrou em contato com representantes da Rede para desautorizar qualquer declaração sobre inversão da chapa.

A cobiçada
Depois da rebelião nos presídios, uma das comissões mais cobiçadas da Câmara será a de Direitos Humanos. O mandato de Marco Feliciano (PSC) terminou e o PT quer aproveitar para retomar uma das áreas em que fez sua história. A oposição, entretanto, também deseja pegar esse colegiado, para poder atacar o governo Dilma nesse tema. E ainda vêm por aí os rolezinhos.

Muita calma nessa hora
Eduardo Campos e Aécio Neves combinaram que o momento é de evitar rusgas entre os dois partidos. Afinal, com o afastamento do PSB do governo Dilma e do PT, eles consideram que é necessário criar um clima bom entre socialistas e tucanos para ter espaço no segundo turno.

Apelido novo/ Aloizio Mercadante ganhou a apelido de “Megadante, o todo-poderoso”. Isso porque, agora, ele mandará em todo o governo.

Ficou fora/ Na reunião de ontem no Alvorada, ficaram apenas Lula, Dilma, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante. O presidente do PT, Rui Falcão, ficou de fora por dois motivos: primeiro, para não caracterizar o encontro como relativo a palanques eleitorais. Em segundo lugar, porque deixou de ser um interlocutor para os peemedebistas. Essa função agora deverá ser mais do ex-presidente Lula, que continua popular perante os eleitores e todos os aliados.

Por falar em…/ …Lula, os amigos do ex-presidente adoraram o visual novo que ele exibiu ao voltar a cultivar a barba. “Ele agora vai fazer barba, cabelo e bigode na eleição”, dizem os admiradores.

Míssil verde e amarelo I/ A Omnisys, empresa encarregada de desenvolver o radar autodiretor (Seeker) do Programa de Desenvolvimento do míssil antinavio de superfície, comemora amanhã com a alta cúpula da Marinha o fim da fase de testes do modelo funcional. Esse é o sistema que permite ao míssil perseguir o alvo.

Míssil verde e amarelo II/ Quem é do setor sabe que é mesmo para comemorar esse feito como um marco inédito e histórico para o setor de defesa nacional, uma vez que a tecnologia foi totalmente desenvolvida pela equipe brasileira na planta da empresa. Agora, começa a fase de integração de todos os componentes testados do radar. A conclusão do trabalho com a entrega dos protótipos do Seeker à Marinha do Brasil está prevista para 2016.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: