domingo, 2 de agosto de 2009

Serra em cenas de pré-campanha na visita a Exu

Sheila Borges
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Na passagem pela terra do Rei do Baião, o governador de São Paulo, um dos presidenciáveis do PSDB, protagonizou cenas típicas de corrida eleitoral

EXU – Mesmo ressaltando a todo momento que, apesar de ser pré-candidato tucano a presidente da República não tinha vindo a Exu para fazer campanha antecipada, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), protagonizou ontem cenas típicas de uma corrida eleitoral: beijou crianças, concedeu autógrafos, tirou fotografias e cumprimentou moradores e turistas que estão neste município do Sertão do Araripe para participar das homenagens dos 20 anos da morte do cantor Luiz Gonzaga, lembrados hoje. Quando indagado se estava repetindo os gestos da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tão criticados pelo tucano – nos quais a petista tem aproveitado visitas públicas ao lado do presidente Lula para divulgar sua imagem e fazer pré-campanha –, ele respondeu, defendendo-se: “Não tenho a menor ideia, mas aqui não é uma visita política”.

Mas foi difícil evitar a conotação eleitoral da visita, até porque os aliados do governador de São Paulo fizeram questão de acompanhá-lo. Uma comitiva de políticos do Recife e da região ficou ao lado de Serra desde a sua chegada, às 16h30, no aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), cidade distante aproximadamente 75 quilômetros de Exu. Até mesmo uma equipe de televisão foi contratada pela produtora GW, com sede em São Paulo, para registrar todos os momentos da passagem do tucano pelo Parque Aza Branca, onde está o mausoléu, o museu e a casa onde Gonzagão viveu, e a Vila Araripe, local do nascimento do cantor.

Para não perder nenhuma cena, assessores do governador correram para que Serra chegasse à Vila Araripe ainda com a iluminação do sol de fim de tarde, uma vez que a Fazenda Caiçara, onde Gonzagão viveu a infância, ainda não tem luz elétrica. Lá, ele foi recebido pela senhora Maria do Amparo Alencar, parente dos donos da fazenda, que pediu para o tucano ajudar a população a preservar o local. Quando estava saindo da casa encontrou um grupo de crianças do Sítio São Raimundo, que fica nas proximidades. Elas foram ao local porque ouviram no rádio que Serra passaria por lá. “Vai sair no noticiário nacional?”, indagou a menina Tatiana Bento enquanto abraçava o governador. Serra teve mais um motivo para ficar contente. Entre as crianças, conheceu José Barbosa, 14 anos, que confessou ser torcedor do Palmeiras, assim como o presidenciável.

José Serra voltaria ontem mesmo a São Paulo, mas antes participaria de um jantar e de uma roda de forró, eventos programados pelos diretores do Parque Aza Branca para marcar a passagem do governador paulista por Exu. De presente, o tucano ganhou um chapéu semelhante ao que Luiz Gonzaga utilizava. Emocionado, o governador lembrou que o cantor sempre fez parte de sua vida porque nasceu e cresceu em um bairro dominado pelos nordestinos, a Mooca. “A visita foi nostálgica e triste. Sinto muitas saudades. Já passei por muitas fases na minha vida e carrego isso tudo comigo. Faz parte de mim”, afirmou.

Nenhum comentário: