quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Panorama Político – Ilimar Franco

A guerra suja nas redes sociais
A campanha eleitoral ainda não começou e o Paraná registra flagrante de golpe baixo. O TRE tirou do ar, no Facebook, o perfil “Gleisi Indelicada” e a comunidade “Gleisi não”. Anônimas, foram para a rede pelas mãos do jornalista José Gilberto Maciel. Ele ocupa cargo em comissão na agência estadual de notícias do governo do Paraná e um dos IPs mais utilizados, para os ataques, era de uma empresa pública do estado, a CELEPAR.

Um franco-atirador?
O desembargador Edson Vidal Pinto comandou a investigação e seu despacho é de 28 de janeiro. Relator, ele afirma: "Houve flagrante violação ao direito de personalidade, ao ridicularizar a reclamante com referências grosseiras que transbordam os limites do livre exercício da liberdade de expressão”. O alvo era a senadora Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná. O magistrado conclui: “O único intuito da criação do perfil falso “Gleisi Indelicada” era denegrir a imagem da autora". No processo, o Facebook informou que em um mês o tal jornalista gastou mais de R$ 4.600,00, para atacar a petista, usando seu próprio cartão de crédito.

Todos são iguais na internet?
A campanha nas redes sociais será um novo foco de tensão nas eleições. Nelas, se pratica um Vale-Tudo. Sua audiência cresce aos saltos e todos querem fazer melhor. Este “melhor” deve ser visto pelos lados do aceitável e do inaceitável.

“A expectativa é que a bancada do PMDB na Câmara libere a presidente Dilma e entregue as pastas do Turismo e da Agricultura”
Gastão Vieira
Ministro do Turismo, sobre a ação do partido para se descolar da pecha de fisiologismo

Contra tudo e todos
A ex-deputada Luciana Genro (RS) será a vice do candidato do PSOL ao Planalto, senador Randolfe Rodrigues. O lançamento da chapa deve ocorrer no dia 17 no Rio. O partido vai disputar a Presidência para reforçar as candidaturas ao Congresso. O partido sonha chegar, ao menos, aos 6.575.393 votos (6,85%) alcançados por Heloísa Helena em 2006.

Aposta na divisão
O PMDB não gostou da atitude da presidente Dilma. Ela sugeriu a Integração para o líder no Senado, Eunício Oliveira (CE), sabendo que os senadores tinham indicado Vital do Rego (PB).

Na linha fina
Pesquisa qualitativa realizada pelo DEM, que ouviu 27 grupos em nove capitais, revela que: “Entre o "ruim" (a presidente Dilma) e "o ruim desconhecido" (Eduardo Campos e Aécio Neves), os eleitores preferem Dilma”. Os eleitores não engolem promessas na saúde, na educação e na segurança pública porque nunca são cumpridas.

Faça chuva ou faça sol
A direção nacional do PT vai baixar o centralismo em Santa Catarina. O partido vai apoiar a reeleição do governador Raimundo Colombo (PSD). O presidente petista no Estado, Cláudio Vignatti, será o candidato da chapa ao Senado.

Uma pedra no meio do caminho
Um simpatizante da candidatura Aécio Neves à Presidência, que esteve recentemente no Rio Grande do Sul, relata que o drama do tucano é que lá “ninguém quer chegar perto nem quer em seu palanque a ex-governadora Yeda Crusius".

A sede da agência de notícias do PT será Brasília, que abrigará 80% da redação do portal de informação na internet. São Paulo terá sucursal.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: