quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Aécio culpa má gestão do governo federal e falta de investimentos por apagão

DEM pediu a convocação de Lobão para falar sobre falha que atingiu quatro regiões nesta terça

Presidente da Câmara diz que vai analisar o pedido para que ministro seja chamado a falar em uma comissão geral da Casa, em plenário

Júnia Gama, Cristiane Jungblut

BRASÍLIA - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), lamentou nesta terça-feira o apagão que atingiu quatro regiões do país. Em nota, Aécio Neves responsabilizou o governo federal pela “má gestão e pela falta de investimentos no setor elétrico”.

- Estamos agora colhendo, infelizmente, os frutos da má gestão do governo federal na área de energia. O governo federal afugentou os investimentos. Ele poderia ter simplesmente tirado os impostos federais da conta de luz para alcançar o objetivo da sua redução. Essa excessiva intervenção do governo federal vai certamente custar muito caro a todos os brasileiros que são afetados por esses apagões, e que, se não chover rapidamente, poderão ser maiores ainda no futuro.

Tudo isso fruto da incompetência e da má gestão do governo federal nesse setor fundamental para a vida dos brasileiros - afirmou.

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), apresentou nesta terça-feira requerimento pedindo a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre a política energética e os novos apagões, durante reunião de líderes partidários com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Segundo Mendonça Filho, Lobão seria chamado para falar numa comissão geral da Câmara - audiência pública que é realizada no plenário da Casa - e não em uma simples comissão temática. Mas o presidente Henrique Alves vai analisar o pedido.

Para o DEM, há uma crise energética no país, mesmo com a concessão de pesados subsídios por parte do governo federal.

- A política energética do governo Dilma está fracassando, mesmo com a concessão de subsídio na veia por parte do Tesouro. Queremos saber do ministro que rumo a política energética está tomando - disse Mendonça Filho.

Na mesma linha, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura, disse que o setor elétrico está vivendo um "momento de estresse".

- O apagão é resultado da incúria do planejamento do setor elétrico - disse Jardim.

Segundo ele, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou levantamento sobre a situação do setor elétrico e identificou falhas, mas que elas persistem com o registro do primeiro apagão do ano e o 10º somente no governo Dilma Rousseff.

- A postura do ministro Edison Lobão, que sempre diz que o sistema elétrico é robusto, é idêntica a adotada pelo ministro (da Fazenda) Guido Mantega, que produz frases animadoras para ocultar ou desmentir fatos negativos ao governo - disse Jardim, em tom irônico.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: