terça-feira, 1 de julho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Contagem regressiva
E, aos poucos, os peemedebistas vão engrossando a fila contra a presidente Dilma Rousseff. Desta vez, a briga envolve o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), que soltou o verbo contra o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no fim de semana. Os peemedebistas cearenses acusam o ministro de patrocinar a chapa encabeçada pelo petista Camilo Santana, com a promessa de Dilma e de Lula, de baixar no Ceará para derrotar o PMDB. Tudo porque, depois de entornado o caldo com o PT, Eunício abriu seu palanque ao tucano Tasso Jereissati.

Em tempo: com o líder do PMDB no Senado nas fileiras da oposição, a CPI Mista da Petrobras promete ganhar um fôlego nos próximos dias. Se não for esta semana, será depois da Copa. Daqui para frente, é só pedreira. Nos gramados e fora deles.

Enquanto isso, no Pará...
Ao mesmo tempo em que no Ceará os petistas vão agir para derrotar os tucanos com o risco de atingir Eunício em cheio nesse fogo cruzado, no Pará, eles estenderam tapete vermelho para Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho e candidato ao governo. Com direito inclusive à presença de Lula para lançamento oficial da candidatura. Sabe como é, em tempo de CPI da Petrobras, melhor segurar pelo menos um pedaço do PMDB no Senado.

Minha vingança será maligna
O PP de Paulo Maluf se deslocou em direção a Paulo Skaf depois de ser rejeitado no palanque de Geraldo Alckmin. A ordem agora entre os malufistas é fazer tudo o que for possível para derrotar os tucanos. Como Padilha até aqui não decolou, buscaram outro rumo para tentar cumprir a vendeta.

Deixa...
Gilberto Kassab jogou tudo dentro do script para ser candidato ao Senado na chapa de Geraldo Alckmin à reeleição. Já havia inclusive aceitado o convite. Afinal, avisam alguns, Alckmin não teria convidado publicamente se não tivesse certo de que Kassab aceitaria.

... Que eu deixo
Ocorre que José Serra, segundo os tucanos, teria pedido a vaga. Serra, entretanto, ao perceber o deslocamento de Kassab para a chapa de Paulo Skaf e a perspectiva de divisão dos votos entre ele e Kassab, não quis arriscar. Preferiu anunciar que será candidato a deputado federal. Com Serra fora do páreo, Kassab se apresentou. E assim, o presidente do PSD acabou candidato ao que queria sem melindrar o amigo tucano. Sobrou para Alckmin o problema de escolher entre Mendes Thame e José Aníbal.

Boca de siri/ Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, passou o fim de semana em Brasília, voou para Belo Horizonte no domingo e, hoje, está de volta a Brasília para a reunião do Conselho de Ética e a videoconferência para ouvir o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal. Youssef, arrolado como testemunha no processo interno contra André Vargas (sem partido-PR), já avisou que ficará calado.

Futebol não tem neutralidade/ Em tempo de Copa do Mundo, a paixão pelo próprio país fala mais alto. Até o secretário-geral da Fifa, o francês Jerôme Valcke, deixou de lado a carapaça de coordenador e torceu a valer pela França ontem, no Mané Garrincha. Visivelmente nervoso no primeiro tempo, só relaxou depois do primeiro gol, quando percebeu que a Nigéria começava a perder o gás em campo.

Telões da galera/ Acabou aquela história de os telões da Fifa nos estádios mostrarem as autoridades. Ontem, o governador Agnelo Queiroz estava no estádio e passou longe das telas, assim como os diplomatas da França e da Nigéria. A ordem agora é exibir gente bonita e torcedores fantasiados. As vaias ficam apenas para os times que têm as menores torcidas. Ontem foi assim no Mané Garrincha e no Beira-Rio.

E o feriadão continua/ Quem entende das coisas fez as contas e descobriu que o Congresso terá apenas a semana de 14 a 17 de julho para votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a única lei que, se não for votada, deixa os congressistas sem recesso. O problema é que, eles já encontraram um "jeitinho" de escapar dessa obrigação. O velho "recesso branco". Os próximos dias dirão se essa história se repetirá.

Nenhum comentário: