terça-feira, 21 de abril de 2020

Pablo Ortellado* - Impasse

- Folha de S. Paulo

Ameaça às instituições sugere necessidade de impeachment. Apoio consolidado ao presidente desaconselha a medida

Embora ainda possa enganar incautos com sua estratégia da confusão, feita de avanços audaciosos seguidos de recuos táticos, não deveria haver mais dúvida de que Bolsonaro persegue um regime iliberal como o de Orbán ou Maduro.

Como seu projeto não busca ruptura, mas corrosão paulatina e enfraquecimento gradual dos contrapesos institucionais, não há linha clara demarcada a ser cruzada. E como, a despeito da sua irresponsabilidade, seu apoio segue firmemente estacionado em 35% do eleitorado, sua remoção não parece politicamente viável. Esse é nosso impasse: É preciso remover Bolsonaro, mas não há condições para um impeachment.

Podemos esperar que os fatos se imponham: que quando tenhamos no Brasil imagens chocantes como as que vimos em Bergamo, Guayaquil ou Nova York, o discurso negacionista perca verossimilhança e a base de apoio do presidente se reduza a 10% ou menos do eleitorado, o que permitiria sua remoção, ainda que de forma traumática.

Pode ser, porém, que o isolamento imposto pelos governadores tenha bom resultado e a epidemia seja contida em níveis compatíveis com a capacidade do SUS, o que poderia respaldar o discurso de retomada das atividades econômicas.

Pode ser também que, a despeito de uma situação caótica, o bolsonarismo consiga oferecer explicações que funcionem com seu público, atribuindo a responsabilidade pela epidemia ao complô chinês, ao descaso com a cloroquina ou às aglomerações no Carnaval.

Se, por algum desses motivos, Bolsonaro permanecer com apoio e seguir promovendo o desgaste gradual das instituições, vamos ser obrigados a enfrentar o impasse.

Os canais de comunicação com o terço do eleitorado que sustenta Bolsonaro foram rompidos. Um dos efeitos de minar a confiança nas instituições é que o bolsonarismo fica imune ao contraditório.

As informações da imprensa são manipuladas pela "Folha comunista" e pela "Globo lixo", a OMS está a serviço do globalismo chinês e a ciência está tomada por marxismo cultural. Governadores que defendem o isolamento querem implementar uma ditadura comunista, e as medidas independentes do Congresso são um complô das velhas elites contra o presidente.

Sem capacidade de persuadir os fanatizados, seremos obrigados a tomar uma decisão difícil —que talvez seja melhor tomar antes cedo do que tarde.

Em algum momento podemos ter que deflagrar um processo de impeachment contra um presidente com 30% ou 35% de apoio. Não vai ser apenas traumático, vai ser também perigoso. Mas tanto a inação quanto o retardamento parecem cada vez mais capitulação.

*Pablo Ortellado, professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Nenhum comentário: