segunda-feira, 25 de agosto de 2008

PESQUISA ESQUENTA CAMPANHA

Fábio Vasconcellos e Ludmilla de Lima
DEU EM O GLOBO


Após perder o segundo lugar no Datafolha, Jandira sobe o tom e faz acusações a Paes

Faltando pouco mais de um mês para as eleições, a última pesquisa Datafolha, divulgada sábado, fez esquentar a disputa pelo segundo lugar nas intenções de voto no Rio. Com a queda de Marcelo Crivella (PRB), que ainda lidera a corrida, e o crescimento de Eduardo Paes (PMDB), a briga ficou não só acirrada nos números, mas também no verbo. Jandira Feghali (PCdoB), que perdeu um ponto e agora vem logo atrás do peemedebista, parece ter mudado de estratégia e de alvo. Agora centra as críticas no adversário do PMDB. Tecnicamente Paes, com 17%, e Jandira, com 15%, continuam empatados.

Até então, os ataques de Jandira tinham como principal direção a gestão do prefeito Cesar Maia. Ontem, porém, a candidata do PCdoB denunciou que há evidências de que Paes usa a máquina do estado a seu favor. Ela lembra que, na primeira semana de programa eleitoral na TV, Paes apareceu no contêiner de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), projeto em parceria com o governo federal, alvo de intensa propaganda institucional do governo Sérgio Cabral.

- Há uma ilegalidade que quero denunciar: tem um outdoor do governo do estado falando de UPA, e ele (Paes) gravando dentro da UPA, o que é ilegal. Não posso gravar dentro de espaço público e fazer vínculo com o outdoor, o que é vínculo com a máquina do estado. Nisso o TRE tem que se antenar. Isso é uso indevido e ilegal da estrutura pública - afirmou.

Até agora, a construção de UPAs 24 horas fazia parte das promessas da candidata, que bate na tecla da saúde. No último dia 12, em frente ao Hospital de Acari, ela prometeu construir 80 unidades em quatro anos. Mas, ontem, defendeu a implantação de 70 "policlínicas 24 horas", depois de dizer que fez um novo cálculo:

- Estamos falando de policlínicas 24 horas. Nós temos que ampliar algumas especialidades. A UPA alivia, mas não resolve.

A candidata se mostrou, pela primeira vez, irritada com a mais recente estratégia do adversário do PMDB. Paes acirrou a polarização com Jandira após transformar a saúde e as UPAs em bandeira de campanha nos últimos 15 dias:

- Por mais que ele (Paes) tente ser uma pessoa da saúde, não tem a menor possibilidade. As pessoas têm que ter uma história. Esse vínculo é claramente nosso. É natural que todos falem de saúde porque é o primeiro item que salta longe como drama e preocupação da cidade.

Paes evita comentar denúncias de Jandira

O candidato a prefeito Fernando Gabeira, do PV, também comentou a estratégia de Paes de mostrar as UPAs no programa de TV. Pelo Datafolha, Gabeira está atrás de Jandira, com 8%, um ponto acima do levantamento anterior.

- Algumas propostas estão baseadas em muito boas imagens produzidas por órgãos públicos. Não podemos fazer isso, porque isso é proibido - disse Gabeira, que ontem fez corpo-a-corpo na Lagoa e no Leblon.

Eduardo Paes preferiu não responder aos ataques, e falou apenas do Datafolha:

- Vejo a pesquisa com muita alegria e humildade. Vamos continuar propondo soluções para os problemas da cidade.

Paes fez corpo-a-corpo no Aterro do Flamengo ao lado de cabos eleitorais e do deputado estadual André do PV, partido de Gabeira. Sábado, o candidato a vereador Edson Zanata, do PR, partido que integra a coligação de Crivella, acompanhou o peemedebista, em Campo Grande.

O resultado do Datafolha, realizado entre os dias 21 e 22, pouco depois do início do programa eleitoral na TV, também animou outros candidatos. Segundo o instituto, Crivella continua na liderança, que agora está apertada . Ele tem 20% das intenções de voto, 4% a menos do que em julho. Gabeira disse que a pesquisa é mais fiel à realidade. Para Alessandro Molon (PT), sua evolução de 2% para 4% tem relação com o programa de TV:

- Com apenas um dia, já foi possível subir sensivelmente.

Solange Amaral, do DEM, também disse confiar na audiência do programa eleitoral. Ela passou de 7% para 8%, ficando em quinto lugar.

Chico Alencar (PSOL) afirmou que a pesquisa mostra indefinição da disputa e sua candidatura como a menos rejeitada.

Pela assessoria de imprensa, Crivella disse que continuará trabalhando para garantir sua participação no segundo turno.

O juiz Fábio Uchôa, da Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, indeferiu ontem o pedido de direito de resposta impetrado por Molon contra Crivella, por usar imagens do presidente Lula em seu programa de televisão. O candidato a vereador Jorge Serpa (PDT) foi detido ontem, no Humaitá, por dois fiscais do Tribunal Regional Eleitoral, que o acusaram de desacato a autoridade, desobediência civil e resistência à prisão.

Nenhum comentário: