quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

'Sou candidatíssimo em 2010', diz Cabral

Fábio Vasconcellos
DEU EM O GLOBO

Promessa é para disputar reeleição

Nas oito horas em que estiveram juntos no Sambódromo, na primeira noite do desfile das escolas de samba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral ensaiaram também outros passos, mas no campo da política. Cabral informou ao presidente que decidiu ser pré-candidato ao governo do estado, afastando, com isso, as especulações de que poderia concorrer como candidato a vice na chapa liderada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo o governador, Lula considerou acertada a decisão:

- Sou candidatíssimo em 2010. Ele (Lula) acha que temos um trabalho aqui de fôlego, que não se esgota em quatro anos. Há muito o que fazer nos próximos quatro anos, então certamente faremos grandes parcerias com a Dilma - disse Cabral, na segunda noite de carnaval, afastando temporariamente o sonho de ser presidente do Vasco, seu time de coração, como havia prometido.

Outro assunto tratado foi a candidatura do Rio à sede das Olimpíadas de 2016. O governador contou que Lula tem telefonado para vários líderes mundiais pedindo apoio à candidatura.

- O presidente está ligando para os chefes de Estado pedindo apoio para 2016. E as notícias são muito boas. As chances são realmente espetaculares. A cada dia ouço relatórios de pessoas que me dizem estar muito surpresas. Dizem que é impressionante como o Rio tem todas as chances para se tornar a sede - disse o governador.

Na conversa com o presidente, Cabral informou ainda que o Rio vai apresentar proposta para a construção de casas populares, no programa do governo federal que será lançado em breve. A União pretende construir um milhão de residências.

- Sobretudo, dois projetos se destacam, a extensão da linha 4 com a linha 1 do metrô, e o corredor T-5. Serão duas obras estruturantes para o Rio e que terão recursos do governo federal. E esse programa habitacional de um milhão de casas vai sair do papel. Ele disse que até a outra semana estará chamando os governadores para uma discussão mais detalhada - contou o governador.

De acordo com Cabral, Lula considerou a festa da Sapucaí eficiente. Mas, na avaliação do governador, foi dona Marisa Letícia a grande foliona da primeira noite do desfile:

- Ele (Lula) adorou. Foi uma alegria para o Rio receber o presidente Lula. Era um desejo dele.

Ele e dona Marisa curtiram a valer.

Nenhum comentário: