quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em Niterói (RJ),depois do PPS, outros partidos da base aliada já acenam com a possibilidade de deixar aliança com PDT

Soraya Batista

A declaração de Comte Bittencourt de que o PPS pode romper a aliança com o PDT, caso o prefeito Jorge Roberto Silveira não venha como candidato, causou apreensão no cenário político de Niterói. Outros partidos que formam hoje a base aliada também já acenam com a possibilidade de deixar a composição. Devido à indecisão do PDT para definição do candidato, seis outros partidos da base - que hoje conta com 10 siglas aliadas - já declararam que podem deixar a aliança no caso da desistência do prefeito em disputar a sucessão municipal. São eles: PSB, PP, PTdoB, PTN, PSL e PRB. “Meu partido, por exemplo, tinha negociação com o Comte para dar apoio ao Jorge. Agora, não sabemos se vamos ficar na aliança”, declarou Jeromir Mendonça, presidente municipal do PSL.

O PV, apesar de não ter declarado oficialmente a possibilidade de ruptura com o governo, vem fazendo reuniões para definir o nome do ambientalista Axel Grael como vice na chapa encabeçada pelo PT. Já as lideranças do PTC não foram encontradas para comentar a aliança. O PRTB, porém, afirma que continuará na aliança se o PDT, mesmo que Jorge não tente a reeleição.

Indagado sobre a possibilidade de um esvaziamento, o secretário geral do partido no município, Miguel Vitoriano, afirmou que a sigla não pode fazer nada e que restará buscar novas alianças caso aconteça. “O melhor é aguardar”, resumiu.

Ele também afirmou que o partido terá que reavaliar seu momento político para se adequar à nova realidade. “Devemos ter nitidez programática, o eleitor vai escolher o melhor para a cidade, temos uma nominata para defender”, disse.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ressaltou na última quarta-feira, que confia em Jorge Roberto Silveira para definir as questões partidárias na cidade. “Confio que no caso de uma eventual desistência de candidatura, o prefeito saberá articular essa questão com os outros partidos”, declarou.

Ontem, Comte voltou a afirmar que continua à espera de uma decisão do prefeito e que estaria inclusive insistindo para que ele tome logo uma decisão. Ele também afirmou que ainda não foi procurado pela oposição.

O deputado federal Sérgio Zveiter confirmou que o PSD ainda não procurou o PPS para conversar, no entanto, o pré-candidato revelou que não fechará mais as coligações no dia da convenção municipal, que ocorrerá na sexta-feira. Ele acredita que devido à indefinição do quadro eleitoral de Niterói, outros partidos possam se unir à aliança com o PSD.

O deputado estadual licenciado Rodrigo Neves (PT), por sua vez, ressaltou que apesar “do PT ter o perfil político ideológico de centro-esquerda,” quer conversar com todos os partidos, pois “os desafios atuais de Niterói exigem uma atitude de união na cidade de todos os segmentos, com o propósito de superação dos impasses”.

Já o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) voltou ontem a frisar que é natural que o partido queira ser cabeça de chapa. “Caso o prefeito desista, o partido irá se reunir para definir quem será o candidato e que não é hora para projetos pessoais e sim projetos do partido”. Ele também acredita que apesar das declarações de Comte, o PDT conseguirá manter a aliança com outros partidos da base aliada. Procurado, o prefeito não se pronunciou.

FONTE: O FLUMINENSE

Nenhum comentário: