domingo, 8 de julho de 2012

Os prefeitáveis :: Flávio Tavares

A palavra-título deste artigo não consta dos dicionários, mas viceja agora em todos os lados. Os prefeitáveis e as prefeitáveis surgem pelo ar ou por terra e, se houver mar, podem vir até na caravela de Pedro Álvares Cabral para atrair olhares em todos os lugares, sejam lares ou bares. Em cada município, candidatos a prefeito farejam votos, juntos a um enxame de aspirantes a vereador.

A eleição de prefeito é fundamental. É ele que lida com os problemas prementes das ruas e do tráfego, das cloacas invisíveis ou do lixo na calçada e, a todo instante, está em nossas casas, na pia da cozinha e na água do chuveiro.

Não se exige dele que tenha simpatia de estrela de cinema ou TV para catar votos. Pode até ser sisudo, se souber cuidar de coisas concretas – a poluição urbana, a brutal transformação das cidades em pombais verticais que escondem o céu e ocultam o sol. E que faça da rua um sítio de convívio, não o covil de hoje, sob o terror dos assaltos.

Que saudades de quando passeávamos à noite na rua, a pé e sem medo!

A partir de 1951, as capitais elegeram seus prefeitos, até aí nomeados pelo governador, e a eleição em Porto Alegre foi renhida. A apuração mudava a cada hora e só nos minutos finais Ildo Meneghetti (ex-prefeito nomeado) superou Leonel Brizola (ex-secretário estadual de Obras) por pouco mais de mil votos. Na campanha, cada qual exibia a condição de "engenheiro" para se mostrar apto a governar a cidade.

Na eleição de 1955, de novo Brizola candidatou-se pelo Partido Trabalhista. Um grupo de intelectuais, artistas, jornalistas e estudantes (eu entre eles) decidiu enfrentá-lo e lançar “um nome novo e corajoso” – o radialista Cândido Norberto, deputado pelo Partido Socialista e, sempre, o mais votado na Capital. O advogado Germano Bonow capitaneava o grupo. Xico Stockinger desenhou os cartazes e Josué Guimarães redigiu as frases da campanha. Erico Verissimo telegrafou de Washington, solidário. Maurício Sirotsky Sobrinho e Arnaldo Ballvé cederam espaços na Rádio Gaúcha. Rubens Maciel, da Faculdade de Medicina, encabeçou o manifesto de professores da URGS. E, para surpresa geral, João Goulart liberou seu amigo Valdir Borges (diretor e acionista do jornal “A Hora”) para apoiar Cândido Norberto.

Mas o deputado estadual mais votado na Capital em duas eleições, ficou em terceiro lugar, superado por dois engenheiros. Ele era só “um radialista” e a metrópole tinha de ter um comandante de obras!

A visão de que a profissão define o agir das pessoas era tão arraigada naqueles anos em que éramos o Estado mais politizado do país, que todos (menos nós) arrumaram um engenheiro para se opor ao favorito Brizola, que afinal foi excelente prefeito. Para enfrentá-lo, a coalizão liberal-conservadora (PL, UDN e PSD) tinha um grande nome – Décio Martins Costa, do Partido Libertador, pioneiro da pediatria no Estado e fundador do Hospital da Criança. Mas o abnegado doutor Décio era médico, num tempo em que bom prefeito devia ser “um técnico” e a coligação buscou em Caxias o engenheiro militar Euclydes Triches, que fora correto prefeito do município. Triches mal conhecia a Capital e ficou muito longe de Brizola, mas “por ser engenheiro” superou o radialista Cândido, imbatível campeão de votos nas eleições legislativas.

Até os democratas-cristãos do PDC, recém-surgidos no Sul e com poucos votos, conseguiram um engenheiro, Edmundo Casado Marques. Mas na disputa, a profissão teve relação direta com o cargo e “prefeitável mesmo” só quem tivesse curriculum técnico.

Agora, entre sete candidatos, (três grandes e quatro nanicos) a Capital decidirá pelo futuro concreto ou pelo blá-blá-blá oco?

Jornalista e escritor

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: