sábado, 8 de setembro de 2012

Punição aos “mensaleiros” por todo o País

SETE DE SETEMBRO

Marchas contra a corrupção foram marcadas por cobranças ao Supremo de punição aos réus do mensalão

SÃO PAULO - Pelo segundo ano no feriado de 7 de Setembro, uma manifestação contra a corrupção organizada pelo Facebook espalhou-se por todo o País. Uma dqas princuipais bandeiras do movimento foi a punição dos réus que estão sendo condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, manifestantes – que se diziam apartidários – tomaram conta da Avenida Paulista. Havia em torno de mil participantes segundo estimativa da Polícia Militar do Estado. “Não sou trouxa, quero mensaleiro na prisão”, gritavam os manifestantes.

Para o comunicador Felipe Mello, um dos organizadores do protesto, o momento é de “tolerância ativa” em relação ao mensalão. “Afinal, o julgamento ainda está andado. Mas o que esperamos é que haja punição”, cobrou.

Entre outras reivindicações do protesto em São Paulo estavam o fim do voto secreto no Congresso Nacional e a transformação da corrupção em crime hediondo. Grupos exibiam faixas pedindo pena de morte para políticos corruptos.

“Não é que queremos a pena de morte. É apenas uma manifestação para chocar e fazer refletir”, afirmou o professor Rodrigo Riente, que carregava a faixa.

Os protestos contra a corrupção também ocorreram em mais 73 cidades do País. Em Brasília (DF), os integrantes do movimento criticaram a organização do desfile do 7 de Setembro, que colocou tapumes entre o local da marcha contra corrupção e a parada militar, segundo eles impedindo que a população que assistia ao desfile também conferisse o protesto. A principal reivindicação do movimento na capital federal também foi a condenação dos réus do julgamento do mensalão.

Recife

Boa Viagem foi o local escolhido pelos manifestantes para o ato no Recife. Jovens vestidos de preto com nariz de palhaço e cartazes que lembravam os casos emblemáticos de corrupção no País – como o do mensalão – foram carregados pelos mais de 50 integrantes que percorreram a Avenida Boa Viagem, Zona Sul.

“Ainda vamos realizar muitas outras marchas como essa porque queremos mobilizar mais e mais pessoas na tentativa de fazer essa causa ganhar contornos cada vez maiores”, destacou Arthur Accioly, um dos coordenadores da Organização Pernambucana Contra a Corrupção (Opecc).

O aumento dos vereadores do Recife, auto-concedido no apagar das luzes da última legislatura, também pautou o protesto.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: