domingo, 27 de abril de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Confusão à frente
Os parlamentares que acompanham de perto a análise da Medida Provisória 634 perceberam alguns corpos estranhos na avalanche de emendas apresentadas ao texto. O projeto original, entre outras coisas, beneficia as empresas que atuam nos fundos de investimentos da Amazônia e do Norte, Finam/Finor, e ainda os importadores de álcool. Agora, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o senador Gim Argello (PTB-DF) parecem unidos na intenção de reaver a parte da antiga Medida Provisória 612, de 2013, aquela que tentava acabar com a licitação dos portos que acabam caindo em desuso. A MP vale até 2 de junho. Pode estar certo, leitor, que o mês de maio será de muito barulho em plenário por conta dessas emendas.

CPI eterna
A comissão parlamentar de inquérito que investiga o tráfico de pessoas acaba de ser prorrogada mais uma vez na Câmara. E olha que já tem 752 dias de funcionamento. Pelo visto, virou permanente apenas para continuar ocupando lugar na fila e evitar a instalação de outras investigações cabeludas para o governo em ano eleitoral. Vale lembrar que estão na fila o BNDES e seus empréstimos, além, é claro, da CPI da Petrobras.

Por falar em Petrobras...
O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), avisa que a CPI da Petrobras tem que ser mista, ou seja, formada por deputados e senadores. “Estão achando que o Brasil virou unicameral, mas não virou. O debate tem que ser das duas Casas. A CPI mista está legalmente constituída”, afirma.

Água mole em pedra dura...
Entre as emendas apresentadas à MP 634, consta ainda mais uma do líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), sobre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Obviamente, não será aprovada porque trata de tema adverso daquele constante na medida provisória original.

... Tanto bate até que fura
Hoje, não tem um só projeto na Casa em que Cunha não tente tirar uma lasquinha da OAB. O dia em que a Ordem cochilar, o “jacaré” passa. Em tempo: projeto “jacaré” é aquele que fica por ali, rondando a pauta do plenário. Quando o sujeito se distrai, vupt! E vem aquela frase “a matéria vai a sanção”.

Convers@ de domingo
O deputado Luiz Pitiman (PSDB-DF) defende a CPI da Petrobras e afirma que a presidente Dilma Rousseff errou muito nesse processo. Confira nos vídeos do site do Correio.

CURTIDAS
Agenda pesada/ Primeiro, Graça Foster, dia 30 deste mês. Depois, será a vez do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, comparecer à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, em 6 de maio. Sabe como é, com tantos empréstimos na roda, há quem diga que passou da hora de colocar uma lupa sobre os negócios do banco.

Sobrou/ Os senadores do PMDB já escalaram o “mordomo”, ou seja, alguém para pôr a culpa no descompasso entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e governo no caso da Petrobras: o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Tudo para não dizer que o interesse de Renan é evitar respingos sobre o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Pros em romaria/ O líder do Pros, Givaldo Carimbão (foto), começou, neste fim de semana, um périplo pelo interior de Alagoas para ver e ouvir os filiados e decidir em conjunto sobre o caminho do partido na sucessão estadual. Tudo para não ser acusado depois de ter seguido com Renan Calheiros por conta própria.

O consultor/ Dilma se prepara para ter mais uma daquelas conversas com Lula na próxima sexta-feira, antes de seguir para Uberlândia (MG) no sábado. Na quinta, dia do trabalho, se Dilma fizer alguma coisa, será um pronunciamento à nação. Afinal, ainda não inventaram vaia via satélite.

Nenhum comentário: