domingo, 27 de abril de 2014

Tereza Cruvinel: Sob dois fogos

Em 2006 e 2010, o PT enfrentou escândalos políticos, mas o desgaste foi compensado pelos resultados econômicos. Agora, enfrentará adversidades nas duas frentes

A CPI da Petrobras e as conexões entre a estatal e o esquema chefiado pela dupla Youssef-Paulo Roberto Costa prometem um braseiro de denúncias que não vai restabelecer a moralidade, mas dará munição pesada às oposições na campanha. Nas eleições de 2006 e 2010, apesar dos escândalos de corrupção explorados exaustivamente, o PT conseguiu reeleger Lula e eleger Dilma. O desgaste na agenda ética foi daquela feita compensado pelos bons resultados econômicos e suas repercussões sociais, noves fora o carisma de Lula. O crescimento do PIB foi de 3,8% em 2006 e chegou a 7,5% em 2010. Dilma, pelo contrário, disputará a reeleição enfrentando adversidades nas duas frentes. A estridência dos escândalos políticos tem ao fundo a batida grave e soturna das notícias sobre a piora nos indicadores econômicos, especialmente os da inflação e do emprego, que afetam diretamente o eleitorado petista.

Favorecida pela decisão do Supremo, determinando que a CPI da Petrobras investigue apenas denúncias sobre a estatal, a oposição apressa sua instalação. Os governistas tentarão responder com investigações sobre o cartel que teria atuado nos governos tucanos de São Paulo, na venda de trens e metrôs superfaturados. Uns e outros sabem que esses palanques parlamentares terão vida curta. Por isso, os governistas tentarão todas as manobras protelatórias, inclusive o recurso ao colegiado do Supremo, que será apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros não por nutrir ilusões quanto à posição da Corte, mas para ganhar tempo. Quando junho começar, todos estão focados em convenções, montagem de chapas e registro de candidaturas. Depois, vem a Copa, e a campanha para valer começará em agosto, com o horário eleitoral. Mas a oposição já terá abastecido o arsenal com que tentará abater Dilma e o PT na eleição de outubro. Na disputa presidencial, o segundo turno vai se tornando líquido e certo. Candidaturas estaduais importantes, como a do ex-ministro Alexandre Padilha em São Paulo, começam a ser alvejadas.

A luta política no campo da moralidade, herança da UDN, não é inócua. No caso presente, não é uma criação da oposição. Não tirou o PT do poder, mas já destruiu sua aura. Acontece porque uma fração do partido não aprendeu nada com o mensalão, permitindo que o fisiologismo nutrisse uma figura como Paulo Roberto Costa. Suas conexões envolvem muito mais outros partidos da base aliada que o próprio PT, embora até agora só tenham sido divulgadas as relações com o ex-petista André Vargas. Com a abertura do inquérito, terá fim o vazamento seletivo e será possível conhecer a extensão da teia.

Nos pleitos anteriores, os programas sociais, o pleno emprego, o crescimento da renda e a ascensão social fidelizaram a Lula e ao PT os eleitores mais pobres, que são a maioria. Na hora da urna, o escândalo terá produzido seus efeitos, mas quem vai decidir mesmo é o sentimento desse eleitorado maior. Logo, será a economia da vida real e cotidiana. O peso de variáveis como custo de vida, emprego, tarifas e serviços públicos será muito maior que o das grandes obras de infraestrutura tocadas pelo governo Dilma. A oposição vai explorar também esse filão, mas terá de dizer o que faria de diferente na economia e na administração do país. Mas isso, só lá adiante. Agora, rufam os tambores de guerra.

A morte do torturador
Precisa ser mesmo federalizada a investigação sobre o assassinato do coronel Paulo Malhães, como pede a Comissão Nacional da Verdade. Ele foi morto exatamente um mês depois do depoimento em que confessou a participação em torturas e mortes de militantes da resistência à ditadura. Deixou claro que sabe muito mais do que falou. Suas declarações, pela frieza e cinismo (“Matei quantos foi preciso”) revoltaram parentes de mortos e desaparecidos, mas seu assassinato sugere uma queima de arquivo, e não um “justiçamento” por vingadores das vítimas do passado. Se a esquerda remanescente tivesse que acertar contas com seus algozes desse modo, o primeiro a morrer seria o cabo Anselmo, que entregou dezenas de “companheiros”, inclusive a própria mulher, Soledad, grávida de quatro meses, para serem trucidados. Ele vive em paz por aí. A morte do coronel torturador diz que o Brasil demorou demais para instalar sua comissão da verdade, mas que ainda é tempo. Se não existissem muitos criminosos do regime vivos, não o teriam calado.

Nova o quê?
É palpável a irritação das pessoas com a política e os políticos. Intangível ainda é o efeito que isso terá nas urnas. A oposição, e, com mais ênfase, a dupla Eduardo Campos-Marina Silva, prega uma nova forma de fazer política, livre dos vícios seculares que o PT acabou assimilando. Mas, fazendo as contas, qualquer tolo conclui que isso é impossível com o sistema de 34 partidos que temos. O PSDB elegeu Fernando Henrique duas vezes sem alcançar mais que 18% das cadeiras da Câmara. O PT ganhou três eleições presidenciais e não passou dos 17%. Juntos, o PSB e seus aliados PPS e PPL não elegerão mais que 60 deputados. Em caso de vitória, mesmo com apoio do PSDB, o bloco mal passaria dos 100 deputados. Ou seja, para governar, precisaria do PMDB, do PP e outras siglas que apoiam hoje o PT. As ruas começam a entender isso. Um sinal foi a manifestação de segunda-feira passada em São Paulo pela consulta popular para a reforma política.

Leia também os artigos na Folha de S. Paulo:


Nenhum comentário: