sábado, 31 de agosto de 2013

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo

Notícias boas
O resultado do PIB divulgado ontem surpreendeu o mercado. O país cresceu 1,5% no segundo trimestre, desfazendo previsões pessimistas que deixavam o governo amuado e a oposição animada. Nem os mais otimistas imaginavam um resultado tão bom nas atuais circunstâncias. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que andou com a cabeça a prêmio, ontem estava exultante. A agropecuária teve alta de 3,9%, a indústria cresceu 2%; o setor de serviços, que estava em declínio, subiu 0,8% no período.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 3,3%. Há que se considerar que a economia reagiu positivamente mesmo diante da elevação da taxa de juros, que já está em 9% e deve chegar a 10% até o fim do ano. O resultado do PIB veio a se somar a outras notícias favoráveis na economia, como a alta de 3,6% no segundo trimestre na taxa de investimento (formação bruta de capital fixo), que chegou a 18,6% do PIB no ano, considerando o período de 12 meses.

Mais uma vez, as previsões catastróficas da oposição não se confirmaram. O Palácio do Planalto comemora. A festa é ainda maior porque pesquisas do PT não divulgadas apontam que a presidente Dilma Rousseff recupera popularidade, tendo chegado a 41% na soma de bom e ótimo. Isso significa que a reeleição está garantida? Não, mas reforça a condição de Dilma Rousseff como favorita na disputa de 2014, o que ajuda o governo a manter a base governista sob controle. Atualmente, os aliados dão mais trabalho ao governo do que a oposição no Congresso.

Mais técnica// O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, quer mudar o sistema de licitações das obras dos aeroportos brasileiros. Segundo ele, é preciso mais rigor nas exigências técnicas porque, na maioria das vezes, o critério de menor preço, exclusivamente, provoca o sucateamento e a baixa qualidade dos serviços.

E agora?
A decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (foto), do PMDB-RN, de não votar novos pedidos de cassação enquanto não for aprovado o fim do voto secreto, pode ser mais um tiro no pé. Com a conclusão do julgamento do mensalão pelo STF, a cassação dos deputados condenados na Ação Penal 470 ficaria para as calendas. É que os mesmos que não aprovaram a cassação do deputado Natan Donadon, que está preso na Papuda, também não votariam o fim do voto secreto, com exceção de alguns que se ausentaram por outros motivos.

Mais Médicos
Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sebastião Caixeta pediu ao Ministério da Saúde acesso à documentação sobre o convênio firmado entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o governo de Cuba, um dos países que vão enviar médicos para o Programa Mais Médicos. Entidades médicas questionam a legalidade dos contratos de trabalho.

O grito
O 19º Grito dos Excluídos terá como tema, este ano, a exclusão dos jovens. Com o lema “Juventude que ousa lutar constrói projeto popular”, os movimentos sociais e as pastorais promoverão vários atos em todo o país no dia 7 de setembro, quando se comemora a independência do Brasil. Por causa dos protestos, o Palácio do Planalto decidiu encurtar o desfile oficial.

Incongruência
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa lamentou ontem a “incongruência constitucional” gerada pela decisão da Câmara dos Deputados de rejeitar a cassação do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado pelo STF a 13 anos de reclusão por peculato e formação de quadrilha. O parlamentar está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. “O Congresso Nacional é soberano, ele tomou a sua decisão, ele terá que conviver e lidar com as consequências desse ato”, acrescentou.

Agências
O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (foto), do PT-PR, criticou a atuação das agências reguladoras de serviços essenciais, como energia elétrica, telecomunicações, transportes e saúde suplementar. “Atualmente, existem 10 agências reguladoras, implantadas entre dezembro de 1996 e setembro de 2001, mas nem todas realizam atividades de fiscalização”, afirma.

Judô/ O governador da Bahia, Jaques Wagner, em companhia do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, assinou contrato para construção do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ). O centro será erguido em frente à Praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Cidades/ A Fundação João Mangabeira, criada pelo PSB para atividades de formação política e elaboração de políticas públicas, está organizando uma série de 10 oficinas para debater o desenvolvimento brasileiro. Ontem, vários especialistas debateram em Brasília o planejamento urbano.

Noite ilustrada/ O escritor Lira Neto faz sucesso em Brasília. Na quarta-feira, o autor da biografia de Getúlio Vargas (Cia. De Letras), cujo segundo volume acaba de ser lançado, foi recebido na residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer. Os ministros do STF Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Ayres Britto bombardearam o autor de perguntas. A tertúlia foi organizada pelo cientista político Murilo Aragão.

Centavos
O valor das ações da OGX , empresa de Eike Batista, caiu para R$ 0,30

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: