sábado, 28 de julho de 2018

Tempo de TV de Alckmin é 40 vezes maior do que o de Bolsonaro

À exceção de tucano, principais candidatos têm pouco espaço por falta de alianças

Daniel Gullino e André de Souza | O Globo

A divisão do horário eleitoral gratuito ainda não está definida, mas o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, tem, até agora, larga vantagem em relação aos seus adversários. Com o apoio de nove partidos, o tucano terá ao menos 5 minutos e 12 segundos de cada um dos dois blocos diários de 12 minutos e meio. Além disso, deve ter 11 inserções diárias de 30 segundos, que serão exibidas durante a programação normal.

O retrato do momento deixa Alckmin com um tempo de exposição mais de 40 vezes superior ao do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que lidera as pesquisas de intenção de voto nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha de Alckmin escolheu Bolsonaro como um dos principais rivais, por entender que os dois disputam parte do mesmo eleitorado. Caso o deputado federal continue sem conseguir fechar uma aliança (já rejeitada por PR e PRP), ele deve ter direito a seis segundos diários e a uma inserção a cada cinco dias.

O cenário ainda pode mudar até o dia 5 de agosto, data final para as candidaturas serem registradas. Até o momento, 15 dos 25 partidos definiram seus candidatos. Além de Alckmin, apenas outro presidenciável conseguiu fechar uma aliança até agora: Guilherme Boulos (PSOL), que terá o apoio do PCB. Nove partidos ainda não definiram qual rumo tomar, e o PMN decidiu que ficará neutro. O segundo maior tempo de televisão deve ficar com o PT (1 minuto e 45 segundos), que pretende inscrever Lula. Se a candidatura do ex-presidente for barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa, o horário eleitoral terá um papel crucial para o partido, já que será preciso transferir os votos de Lula para seu substituto — o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Jaques Wagner são os mais cotados para assumir o posto. O PT tentou conseguir autorização para gravar vídeos de Lula dentro da prisão, mas o pedido foi negado pela Justiça.

MARINA TEM SITUAÇÃO PARECIDA A DE BOLSONARO
O MDB, que tem como pré-candidato o ex-ministro Henrique Meirelles, vem logo atrás, com 1 minuto e 41 segundos. Assim como o PT, a legenda teria três inserções diárias.
Pré-candidato do PDT, Ciro Gomes tem, até agora, 34 segundos e uma inserção diária. Ele ainda tenta o apoio do PSB — o que lhe garantiria mais 50 segundos — e do PCdoB, que tem como pré-candidata Manuela D’Ávila, e é dono de 18 segundos. As duas legendas, no entanto, também são cobiçadas pelo PT. O PSB, até agora, caminha para a neutralidade.

Outra pré-candidata que tenta fechar alianças para aumentar seu tempo de televisão é Marina Silva (Rede), segunda colocada nas pesquisas, mas com apenas oito segundos e uma inserção a cada quatro

dias. Um dos alvos de Marina é o PROS, dono de 14 segundos. Pré-candidato do Podemos, Alvaro Dias conta, até o momento, com 10 segundos.

Nenhum comentário: