quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Obituário /Advogado foi deputado constituinte e lutou em defesa de presos políticos

Michel Temer o classificou como um ‘lutador pela democracia brasileira’

O advogado e ex-deputado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas nasceu em Niterói e foi deputado federal por três vezes pelo Distrito Federal.

Em 1985, foi eleito pela primeira vez deputado federal pelo atual MDB e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988. Naquele ano, deixou o PMDB e se filiou ao PSDB, partido pelo qual se reelegeu à Câmara, em 1990. Em 1997, ingressou no PT. Em 2002, foi novamente eleito deputado federal. Ele deixou a Câmara em janeiro de 2007.

Sigmaringa foi conselheiro da OAB-DF (19761984) e também consultor da Anistia Internacional, integrante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e vice-presidente do Comitê Brasileiro de Anistia na capital federal. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi advogado de presos políticos durante o regime militar.

O presidente Michel Temer e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, lamentaram a morte de Sigmaringa. Em uma mensagem divulgada nas redes sociais, Temer diz que lamenta “imensamente a morte do grande advogado e homem público, Sigmaringa Seixas, um lutador pela democracia brasileira”.

Para Toffoli, “Sigmaringa Seixas tinha compromisso com a Justiça e o bem-estar social”. O presidente do STF disse ainda que o advogado deixou sua marca como homem público, deputado constituinte e advogado primoroso, sempre pronto a lutar pelos direitos humanos, pela democracia e pela liberdade em nosso país, trabalhando com humildade pelo bem comum, sem buscar os holofotes”.

LULA PEDE AUTORIZAÇÃO
“Entre as características de sua personalidade, estavam a discrição e a vocação para o outro. Um homem de bem! Uma grande perda para o Direito, a advocacia e o Brasil. Minha solidariedade a Marina, aos filhos, familiares e amigos”, diz Toffoli.

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, lamentou a morte do advogado. Gleisi destacou em redes sociais a luta “incansável” de Sigmaringa “pela justiça e pela democracia” no país. Já o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), disse que Brasília está de luto.

O senador Cristovam Buarque (PPS), ex-ministro da Educação do governo Lula, destacou que “Sigmaringa era pessoa de gigantescas qualidades, sobretudo a de fazer e manter amizades. Sua morte é uma imensa perda para todos os seus amigos: nosso mundo ficou menor”.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, classificou a atuação de Sigmaringa como “memorável tanto na defesa dos Direitos Humanos como também na dedicação a advocacia”.

Sigmaringa tinha 74 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez transplante de medula. O enterro será em Brasília, às 16h30m. O corpo será velado hoje, a partir das 8h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O enterro está previsto para as 16h30m.

O ex-presidente Lula pediu à Justiça Federal do Paraná uma autorização para ir ao velório e sepultamento de Sigmaringa Seixas, que era seu amigo. O juiz plantonista, no entanto, negou o pedido.

Nenhum comentário: