terça-feira, 10 de abril de 2012

Manuela D'Ávila abre vantagem em Porto Alegre

Sérgio Ruck Bueno

PORTO ALEGRE - Uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope e publicada domingo pelo jornal "Zero Hora" mostrou crescimento da pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, a deputada federal Manuela D"Ávila. O atual prefeito, José Fortunati (PDT), que vai concorrer à reeleição, aparece em segundo lugar, enquanto o pré-candidato do PT, o deputado estadual Adão Villaverde, oscila entre a quarta e a quinta posição, conforme o cenário, com apenas 2% a 3% da preferência do eleitorado.

Pelo levantamento, Manuela chega a 37% em dois dos quatro cenários apresentados, nos quais Fortunati aparece com 28% e 29%, apesar da aprovação de 72% dos entrevistados em relação ao modo como ele está governando a cidade. Nos outros dois, a deputada do PCdoB tem 36% e o prefeito também soma 28% e 29%. Nas quatro possibilidades o deputado estadual de DEM, Paulo Borges, fica em terceiro lugar com 6% e 7%.

Num eventual segundo turno, Manuela chegaria a 43%, contra 38% de Fortunati, 14% de votos brancos e nulos e 5% de indecisos. A pesquisa foi realizada de 29 de março a 1º de abril com 602 pessoas, admite margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-00006-2012.

Em setembro do ano passado, o Ibope fez uma pesquisa com sete cenários e em cinco deles Manuela e Fortunati se enfrentavam, com vantagem mais apertada para a deputada, que somou de 27% a 35% e tinha uma dianteira de 2 a 6 pontos percentuais. Agora a margem aumentou para 7 a 9 pontos.

Em setembro, o prefeito somente liderava, com 32%, quando o adversário mais direto era o deputado estadual Raul Pont (PT), que somava 13%. Ele empatava em 28% a 28% quando a adversária mais próxima era a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, também do PT. Manuela não era citada nesses dois cenários.

Na pesquisa deste fim de semana, o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro é mencionado como candidato pelo PMDB em dois cenários, nos quais fica em quarto lugar, com 4% e 5%. Quando ele é substituído pelo vereador Sebastião Melo, o partido sequer pontua. Já o deputado federal Nelson Marchezan Júnior aparece na quarta e na sexta posição, com 4% e 2%, respectivamente. O contingente de votos brancos e nulos varia de 11% a 12%, enquanto os indecisos somam de 7% a 9%.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: