Datafolha mostra que, após aparecer na TV com Lula, petista foi de 3% para 8%
O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, subiu cinco pontos percentuais na corrida municipal, mostra levantamento do Datafolha.
No início de março, Haddad tinha 3% das intenções de voto. Agora tem 8%.
Exposto na TV e "colado" em Lula, Haddad sobe 5 pontos
Serra mantém liderança, com 30%; petista atinge 8%, segundo Datafolha
Com apoio explícito de ex-presidente, pré-candidato do PT cresce, mas segue atrás de Russomanno (21%)
Vaguinaldo Marinheiro
SÃO PAULO - Com grande exposição na TV e apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Fernando Haddad mais que dobrou seu percentual de intenção de voto para a prefeitura paulistana.
Pesquisa feita pelo Datafolha na quarta e quinta-feira da semana passada mostra o petista com 8%. No início de março, ele tinha 3%. Os resultados foram divulgados pelo "TV Folha" de ontem.
José Serra (PSDB) continua na liderança, com 30%, mesmo índice de março. Em segundo vem Celso Russomanno (PRB), com 21%.
Haddad aparece embolado no patamar em que também estão Soninha (PPS), Netinho de Paula (PC do B), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), num cenário com dez pré-candidatos, mas foi o único a ter um crescimento expressivo.
Ele parece ter se beneficiado de um período em que o PT tentou expor ao máximo o pré-candidato e sua ligação com Lula, apesar de a legislação proibir campanha antes do dia 6 de julho.
Haddad foi uma das estrelas dos programas partidários exibidos pelo PT em rádio e televisão de 15 a 22 de maio.
Os programas mostravam Lula, Dilma e Haddad e reforçavam o slogan "só se renova quem faz o novo".
O foco em novidade e juventude foi o escolhido pelo marqueteiro do PT, João Santana. Haddad fará sua estreia em eleições e tem 49 anos. Seu principal adversário, Serra, que já foi prefeito e governador e concorreu duas vezes à Presidência, tem 70.
Lula, Dilma e Haddad também apareceram juntos em eventos, e, no mês passado, o ex-presidente levou o pré-candidato ao "Programa do Ratinho", do SBT. Lá, por 44 minutos, Lula promoveu Haddad, que subiu ao palco.
Serra também teve exposição desde a última pesquisa. Apareceu em propagandas do PSDB veiculadas no final do abril e no início deste mês.
Mas, para Serra, isso parece menos importante, uma vez que 100% dos eleitores afirmam conhecer o tucano.
Já Haddad está na fase de ser apresentado. Em março, só 41% diziam conhecê-lo. Agora são 49%.
Na pesquisa anterior, 10% sabiam que ele era o candidato de Lula. Na atual, 19%.
A assessoria de Serra disse que ele não comentaria a pesquisa. Chalita afirmou que a campanha "não começou". "Os debates e o horário eleitoral é que vão fazer com que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas."
O coordenador da campanha petista, o vereador Antônio Donato, disse que Haddad cresce "consistentemente" à medida que mais pessoas passam a conhecê-lo.
Classes e rejeição
O pré-candidato petista cresceu mais entre os homens (sete pontos); entre eleitores de 45 a 59 anos (oito pontos) e com ensino superior e renda acima de dez salários mínimos por mês (nove pontos).
Serra perdeu eleitores de 35 a 44 anos (nove pontos) e ganhou entre aqueles com mais de 60 (nove pontos).
Ganhou também entre aqueles que têm só o ensino fundamental (cinco pontos) e perdeu entre os que recebem de cinco a dez salários mínimos por mês (oito pontos).
O tucano é o segundo mais rejeitado: 32% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. É superado por Netinho (39%).
A rejeição de Haddad caiu, de 15% em março para 12%.
O Datafolha ouviu 1.077 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (SP-00075/2012).
Colaborou Rodrigo Vizeu
FONTE: FOLHA DE S. PAULO
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