segunda-feira, 18 de junho de 2012

O "infalível" Lula se complica

Conhecido no PT por ser visionário e detentor de grandes ideias, o ex-presidente vem se enrolando na indicação de chapas para disputar prefeituras este ano. Relações já estão desgastadas em três cidades: São Paulo, Recife e Fortaleza

Paulo de Tarso Lyra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre foi considerado no PT um gênio político, alguém com sensibilidade e habilidade suficientes para enxergar além do que os demais correligionários poderiam perceber. Foi assim quando decidiu desprezar o PMDB, em 2002, para convidar Dilma Rousseff como ministra de Minas e Energia. Também foi considerado um mágico ao escolher a própria Dilma como candidata a presidente em 2009. Amparado em sua popularidade, elegeu a ex-chefe da Casa Civil e consolidou a percepção de que é infalível em suas análises. Essa infalibilidade, contudo, está em xeque e Lula, antes mítico, passou a ficar sobre pressão.

Três erros políticos foram identificados nos primeiros meses deste ano: em São Paulo, em Recife e em Fortaleza. Na capital paulistana, Lula impôs o ex-ministro da Educação Fernando Haddad como o candidato do PT à prefeitura. Atropelou as instâncias partidárias e pediu que a presidente Dilma convencesse a senadora Marta Suplicy a abrir mão de disputar as prévias internas. Marta concordou, mas não se engajou na campanha do colega.

Nas poucas vezes em que apareceu em público, criticou o pré-candidato petista. "Não basta apenas ser o novo", disse, durante cerimônia em que Lula recebeu o título de cidadão honorário de São Paulo. Durante uma grande festa organizada pelo PT para apoiar Haddad, no início deste mês, Marta nem sequer se deu ao trabalho de comparecer. "Estavam reunidos as 2, 3 mil pessoas, que tocam as campanhas do PT em São Paulo. Todo mundo ficou pasmo quando percebeu que Marta não iria", disse ao Correio um dos integrantes da campanha do ex-ministro.

Em Recife, o estrago pode ser ainda maior. Lula empenhou-se pessoalmente no cancelamento das prévias que deram a João da Costa o direito de concorrer à reeleição para prefeitura. Sob a alegação de que a disputa foi fraudada, partidários do secretário de Governo, Maurício Rands, pediram a anulação do pleito. A Executiva Nacional ratificou o pedido e escolheu o senador Humberto Costa como a terceira via.

O PT pernambucano sangrou de vez. Humberto Costa foi a São Paulo pedir a bênção de Lula para que a crise fosse estancada. Não deu certo. Como a cisão só aumenta, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, passou a analisar a possibilidade de lançar candidatura própria. "Estou fazendo tudo isso em respeito ao Eduardo, que é meu amigo, e em memória do avô dele. Mas as coisas nem sempre são fáceis", desabafou Lula recentemente a um petista próximo. "Estou fazendo isso para convencer o PSB a apoiar Haddad em São Paulo."

Na última sexta-feira, o PSB anunciou oficialmente o apoio a Haddad, com a indicação da deputada Luíza Erundina como vice. Mesmo assim, petistas acreditam que Lula não vai abandonar Humberto Costa depois do esforço para atropelar o partido. "Ele vai gravar mensagem de apoio para o horário eleitoral. A presença física está mais complicada por limitações de saúde", completou um petista.

Conciliador

Considerado um dos fiéis escudeiros de Lula no PT, o deputado Devanir Ribeiro (SP) nega que o ex-presidente tome decisões de maneira precipitada. "Ele tem uma característica que mantém desde os tempos de sindicato: "ele ouve todas as partes envolvidas e, só depois disso, decide o que fazer. Mas, logicamente, Lula não é infalível", disse Devanir. O parlamentar recorda que Lula foi massacrado pela decisão de 1998, quando o partido descartou a candidatura de Vladimir Palmeira ao governo do Rio de Janeiro para apoiar Anthony Garotinho, hoje no PR, na época no PDT de Leonel Brizola.

Já em Fortaleza a prefeita Luizianne Lins, mais uma vez, desrespeitou o desejo da direção nacional e de Lula e lançou o secretário de Educação, Elmano de Freitas como pré-candidato, desagradando o governador Cid Gomes, que ameaça romper a aliança e lançar candidatura própria. Senador pelo Ceará graças ao apoio de Lula, José Pimentel espera que o ex-presidente reaja para conter a confusão no Estado. "O presidente Lula nunca se omite quando o PT precisa dele", declarou Pimentel.

Ele ouve todas as partes envolvidas e, só depois disso, decide o que fazer. Mas, logicamente, Lula não é "infalível", disse Devanir Ribeiro (PT-SP), deputado.

Fortunati tenta reeleição em Porto alegre

O atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foi indicado como candidato à reeleição pelo PDT, em convenção realizada ontem. O partido tem o apoio de nove legendas (PMDB, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB, PRTB e PP), e terá como candidato a vice o vereador do PMDB Sebastião Melo. Na semana passada, o PP integrou a coligação contra a vontade da senadora Ana Amélia Lemos, que queria se unir ao PCdoB e seguir a candidatura da deputada federal Manuela D"Ávila.

Candidatos definidos em Porto Velho

Ontem, foram realizadas as convenções para as escolhas dos pré-candidatos em Porto Velho (RO). Pelo PT, a escolhida foi a ex-senadora Fátima Cleide, que concorre pela segunda vez ao pleito municipal. Pelo PSB, o indicado foi o médico e deputado estadual Mauro Nazif, que também disputa a eleição da capital rondoniense pela segunda vez. Os dois pré-candidatos ainda não definiram quem serão seus vices.

PCdoB escolhe chapa em sete capitais

O PCdoB já decidiu quem serão seus pré-candidatos em sete capitais. Em Porto Alegre, a postulante é a deputada federal Manuela D"Ávila; em Fortaleza, o escolhido foi o senador Inácio Arruda (foto), enquanto que em Goiânia a candidata será Isaura Lemos. Para disputar as eleições em Salvador, o PCdoB indicou a deputada Alice Portugal e o vereador Netinho de Paula foi escolhido para concorrer em São Paulo. Evandro Milhomem foi indicado em Macapá e Angela Albino em Florianópolis.

PPS lança Soninha para prefeitura de São Paulo

O PPS decidiu que não vai apoiar nenhum dos pré-candidatos de outros partidos nas eleições de São Paulo. O partido indicou Soninha Francine como postulante ao cargo e seu nome será ratificado na convenção que será realizada no próximo sábado. Havia chances de o partido se aliar ao pré-candidato do PSDB, José Serra, mas, ontem, o PPS anunciou que sairá com Soninha, que terá como vice Lucas Albano.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: