quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Manobra de aliados veta ida de Tuma Jr.

Oposição fez convite após delegado denunciar PT por dossiês contra rivais

Em uma ação orquestrada por aliados do governo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou convite para o ex-secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Junior. A oposição quer que o delegado fale na Casa sobre o livro em que acusa o PT de fabricar dossiês contra rivais.

Em maioria na comissão, os aliados rejeitaram o convite apresentado por parlamentares do PSDB. O argumento foi de que o Senado não pode ouvir acusações de um ex-secretário que deixou o governo em meio à suspeita de beneficiar contraventores.

– O delegado saiu do governo do presidente Lula debaixo de denúncias e suspeitas gravíssimas. Essas questões não são do Senado, são do Ministério Público, da Polícia Federal e da Civil – disse o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Líder do PT, o senador Wellington Dias (PI) afirmou que o Congresso não pode "criar a praxe" de ouvir autores de livros-denúncia:

– Sei que tem processo eleitoral, disputas em jogo, mas não vale a pena a gente ir por este caminho.

Os autores do convite, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR), criticaram a decisão da comissão porque consideram que o Senado tem de ouvir denúncias de um ex-membro do governo que ataca a atual gestão do PT.

– Ele dá nome e sobrenome a articulações criminosas que ocorreram no âmbito do governo e do Ministério da Justiça. Não se trata de documento apócrifo – protestou Nunes.

Dias afirmou que há uma "fábrica de dossiês nos porões da política suja" que envolve membros do governo federal. Na Câmara, os governistas também rejeitaram uma convocação para o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) esclarecer as acusações de Tuma Junior sobre a montagem de dossiês políticos e o engavetamento de investigações.

Além dessas denúncias, Tuma Junior afirmou que o assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel foi um crime político e que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram grampeados ilegalmente.

AS ACUSAÇÕES
Suspeitas foram levantadas pelo ex-secretário de Justiça do governo entre 2007 e 2010

- Em seu livro Assassinato de Reputações, Tuma Junior diz que recebeu ordens para produzir e esquentar dossiês contra rivais do PT, entre 2007 e 2010, quando chefiou a Secretaria Nacional de Justiça.

- O delegado também disse que as ordens vinham do Palácio do Planalto, Casa Civil e Ministério da Justiça.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: