terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Economistas preveem inflação de 6% este ano

Célia Froufe

BRASÍLIA - Depois do susto com a inflação de 2013 acima do previsto, economistas do mercado financeiro refizeram seus cálculos e contam com um índice de Preços ao Consumidor Amplo de 6% ao fim deste ano. O pior é que, pela perspectiva de alguns analistas, novas elevações devem ser vistas nos próximos relatórios de mercado Focus, que o Banco Central divulga às segundas-feiras pela manhã. Na sexta-feira, o IBGE informou que inflação bateu em 5,91% no ano passado, acelerando em relação aos 5,84% de 2012.

Na avaliação do economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luís Otávio de Souza Leal, as expectativas poderão subir para algo em torno de 6,1% nesta semana. A tese de Leal é de que, não fosse afalta de tempo, a Focus divulgada ontem pelo BC já teria incorporado a surpresa inflacionária. "Nem mesmo a inflação para j a-neiro, que todo mundo já está revisando, foi alterada." Pelo levantamento de ontem, o IPCA encerrará este mês com alta de 0,74% e, em fevereiro, de 0,64%.

Outro sinal de que a tendência é de quê o mercado elevará as projeções de inflação nos próximos dias foi dado ontem pelos profissionais que mais acertam essas previsões na Focus no médio prazo. O grupo, denominado pelo BC de Top 5, projeta 6,19% para o IPCA deste ano, devendo puxar as estimativas do mercado para cima nos próximos dias.

O economista sênior do Espírito Santo Investment Bank (Besi Brasil), Flávio Serrano, ressaltou que fica para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) - que começa hoje e termina amanhã - a condição de divisor de águas entre manutenção e alteração do cenário para inflação na próxima pesquisa Focus. "O cenário que a Focus trouxe foi formado antes da divulgação do IBGE."

Selic. Sobre os próximos movimentos da taxa básica de juros, a pesquisa do BC revelou que foi mantida a previsão de alta de 0,25 ponto porcentual amanhã e mais 0,25 ponto em fevereiro, levando a Selic a 10,5% ao ano ao fim do primeiro bimestre. A expectativa majoritária do mercado hoje é a de que a Selic encerre o ano nesse patamar.

Para 2015, a projeção para a inflação está em 5,5%. No caso da Selic, o mercado financeiro aumentou sua projeção para a taxa no fim do ano de 11,25% ao ano para 11,5%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a previsão é de uma expansão de 2,48% no próximo ano ante uma expectativa de crescimento de i,99%pa-ra 2014. Para o dólar, o mercado aguarda uma cotação de R$ 2,45 em dezembro de 2014 e de R$ 2,47 um ano depois.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: