quinta-feira, 29 de maio de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Os trabalhos de Aécio
Silenciosamente, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, se movimenta para tentar reduzir o tempo de tevê da presidente Dilma Rousseff na campanha presidencial. Ontem, por exemplo, ele se reuniu com o presidente do PDT, Carlos Lupi, enquanto outros integrantes do PSDB conversaram com o PR e o PP. Isso sem contar as ações cada vez mais intensas para insuflar a rebelião do PMDB.
» » »
Dentro desses partidos aliados ao governo Dilma e do próprio PSDB há quem diga que, se Aécio subir mais três pontos na pesquisa até o fim de junho — temporada de convenções partidárias —, ele conseguirá a neutralidade de algumas dessas legendas, o que, no geral, será considerado uma vitória no meio tucano. O PT também percebeu esses movimentos. Daí, os jantares de Dilma com partidos da base. Até fim de junho, vai ser esse estica-e-puxa pelas legendas.

Em tempo
Mas não só de bastidores políticos partidários vive o senador tucano. Aécio hoje faz a sua fezinha na igreja. Vai a Aparecida do Norte se encontrar com Dom Damasceno.

Agora vai
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa só pretende depor na CPI Mista da Petrobras. A comissão do Senado, dizem os amigos de Paulo Roberto, virou "café com leite".

Fuga para a vitória
O senador Alfredo Nascimento, do PR, será candidato a deputado federal. É que, no Amazonas, está tudo mais ou menos como em Minas Gerais. Lá, foi difícil arrumar alguém que quisesse enfrentar o ex-governador Antonio Anastasia ao Senado. O mesmo vale entre os amazonenses para o ex-governador Omar Aziz.

Nem tanto
O PSDB de Pernambuco deixará para o último prazo sua convenção destinada à escolha do candidato ao governo do estado. É que há uma discussão interna sobre a necessidade de um gesto para não afastar tanto o ex-governador Eduardo Campos da órbita de Aécio Neves. Afinal, se o tucano estiver no segundo turno, precisará de todos os votos socialistas que puder amealhar para vencer a presidente Dilma.

Por falar em segundo turno...
Alguns petistas mais otimistas estão animadíssimos com os novos índices da presidente Dilma no Ibope, que passaram a acreditar piamente em vitória no primeiro turno. Do Planalto, entretanto, vem o aviso: Dilma não é adepta do "salto alto".

CURTIDAS
Ex-oposição/ Mal o líder do PMDB, Eduardo Cunha, comunicou sua participação no jantar com a presidente Dilma Rousseff na quarta-feira, os aliados dele enfileirados na oposição reagiram: "É um neo-governista!"

Viagem &vitrine/ O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (foto), se ausentou de Brasília propositalmente ontem. Tudo para deixar a bancada do partido sob o comando e voz de Aécio Neves na instalação da CPMI da Petrobras, considerado palco estratégico dos oposicionistas.

Momento de pensar/ O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) lança hoje no Balaio Café, 18h30, o livro A rua, a nação e o sonho — uma reflexão para as novas gerações. Terá ainda um debate sobre o tema com Idelbar Avelar, professor de Literatura da Tulane University (EUA), e Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, com mediação do Toninho do PSol.

Começou quente/ Já em seus primeiros momentos, a CPMI da Petrobras mostrou alta temperatura. Bastou os governistas apresentarem o nome do senador Gim Argello (PTB-DF) para vice-presidente do colegiado que os oposicionistas soltaram uma série de "psssss...", "xiiii..." "Ihhhhh..." Daí para frente, foi uma brigalhada só.

Nenhum comentário: