quinta-feira, 5 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Curto-circuito
Os aliados do governo e o próprio PT identificaram mais um problema capaz de tirar votos da presidente Dilma Rousseff entre o empresariado que atua no Nordeste. É que está para vencer o contrato entre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e as empresas, que permite às indústrias ditas eletrointensivas (que consomem muita energia) pagarem US$ 40 o megawatt em vez de comprarem diretamente no mercado distribuidor. Se o benefício não for prorrogado, muitas podem sair da região ou reduzir a atividade por lá, o que representa benefício eleitoral direto para Dilma. Estão nesse barco Salgema, Vale, Gerdau e outras.
» » »
O PMDB e o PT tentam fazer essa renovação dentro da MP 641, que regulamenta o setor elétrico. A área de energia do governo, representada pelo Ministério de Minas e Energia e pela Aneel, resiste a essa prorrogação para conseguir ampliar a arrecadação da Chesf no mercado. O governador da Bahia, Jaques Wagner, tenta reverter os estragos eleitorais. A proposta de renovação está nas mãos da presidente, que ainda não bateu o martelo.

Gatos escaldados...
É bom a população das 12 cidades sedes da Copa ir se acostumando a ver policiais do Exército nas ruas, cuidando da segurança. A ordem da presidente Dilma é usar tudo o que estiver ao alcance para evitar problemas e oferecer esses serviços aos governadores e prefeitos.
Não dá para arriscar e ver repetir o que houve no passado em São Paulo, com os ataques do PCC.

Leitura de alguns aliados
A pequena diferença de intenção de voto entre Dilma e Lula registrada nas últimas pesquisas deixou nos políticos a sensação de que o PT está perdendo parte do cheque especial. Isso quer dizer que a ajuda de Lula pode não somar muito mais em caso de desgaste de material.

Enquanto isso, no PMDB...
Em reunião da bancada de deputados ontem, dos 37 presentes, 20 falaram. Três defenderam a aliança com o PT. Nos bastidores, entretanto, todos dizem que prevalece a vontade de dar um voto de confiança ao vice-presidente Michel Temer aprovando a aliança.

Cadê os tubarões?!!!
O deputado baiano Luiz Argôlo (SDD) tem repetido em telefonemas aos colegas que quer falar o mais rápido possível. A todos tem dito que é "bagrinho": "Estou aqui no primeiro mandato. Você acha que sou eu que mando na Petrobras?" Faz sentido.

Área Vip/ A presidente Dilma Rousseff planeja oferecer um almoço em São Paulo aos chefes de Estado presentes à abertura da Copa da Fifa. O local e o número de convidados ainda não foram fechados. A ideia é evitar aqueles que adoram uma boca livre.

Olho na tabela/ O PDT antecipou a data da convenção nacional para 10 de junho. Finalmente! Afinal, no dia da abertura da Copa, ninguém quer saber de discurso.

Momento celebridade I/ Chamou a atenção o caloroso abraço que a rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, deu no senador Aécio Neves quando estava no plenário do Senado. Depois, quando se sentou à Mesa Diretora, só se levantou para cumprimentar o ex-presidente e senador José Sarney, de quem é amiga.

Momento celebridade II/ O ator Marcos Palmeira organiza para breve um jantar de representantes da classe com Eduardo Campos e Marina Silva. Palmeira, entretanto, dispensou a participação na campanha como candidato por causa de contratos assumidos anteriormente.

Nenhum comentário: