terça-feira, 19 de outubro de 2021

Doria, Leite e Virgílio fazem hoje 1º debate de prévias tucanas com transmissão ao vivo

Governador de São Paulo, do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Manaus participam do evento promovido pelos jornais O GLOBO e Valor

O Globo

RIO — Os jornais O Globo e Valor promovem nesta terça, a partir das 11h, o debate presencial entre os pré-candidatos do PSDB à Presidência. Os três tucanos na disputa — o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o governador de São Paulo João Doria — confirmaram a participação.

O debate será mediado pela colunista do GLOBO Vera Magalhães, com duração de aproximadamente duas horas. O objetivo é fazer com que os pré-candidatos apresentem as propostas para as questões mais relevantes do país.

O encontro vai ocorrer no auditório da sede da Editora Globo no Centro do Rio, e terá transmissão ao vivo nos sites dos dois jornais, no Facebook e YouTube do GLOBO, e nas páginas do Facebook, Linkedin e YouTube do Valor, além de cobertura em tempo real.

O primeiro bloco vai funcionar no formato de debate direto, em que os pré-candidatos se alternam em duas rodadas de perguntas e respostas. A ordem será definida por sorteio. Os tempos serão de 30 segundos para pergunta, dois minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. O tema é livre, e cada um perguntará e responderá duas vezes. 

Já no segundo e terceiro blocos, colunistas do GLOBO e do Valor farão perguntas aos pré-candidatos, com ordem definida também por sorteio.

O quarto bloco seguirá as mesmas regras do primeiro. O debate se encerra com as considerações finais de cada pré-candidato, com dois minutos para cada um.

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o pré-candidato poderá solicitar à mediadora o direito de resposta. A decisão de conceder ou não será de competência exclusiva de uma comissão formada por integrantes dos dois jornais. Caso aceito, o direito de resposta será concedido imediatamente, de preferência no mesmo bloco. Caso contrário, a resposta poderá ser dada no início do bloco seguinte. O tempo do direito de resposta será de um minuto.

Definição de estratégias

Aliados dos três tucanos que se inscreveram nas prévias têm pregado um tom propositivo para o debate.

Doria deve reforçar as entregas de seu governo e citar pontos como a retomada da economia em São Paulo, o legado da vacina CoronaVac, negociada pelo estado, e uma agenda de investimentos na área social. Leite, por sua vez, deve ressaltar a organização das finanças gaúchas e o pagamento do salário em dia dos servidores após anos de atrasos. Já Virgílio pretende focar na defesa da Amazônia, do legado do partido no controle inflacionário e na defesa dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+.

— Será um debate diferente do tradicional. Propositivo. Não são adversários partidários e sim correligionários do PSDB mostrando suas realizações como gestores públicos e visões de Brasil — afirma Daniel Braga, coordenador de comunicação da campanha de Doria nas prévias.

O marqueteiro de Leite, Fábio Bernardi, faz coro.

— A intenção é demarcar as diferenças de estilo muito mais do que atacar e tentar desconstruir. As prévias são um caminho e um meio de fortalecer o candidato do partido — diz Bernardi.

Nas últimas semanas, a tensão na campanha aumentou, e os candidatos têm atuado para converter dissidentes nos estados que já fecharam apoio aos oponentes. O clima de animosidade chegou ao ápice anteontem, quando Leite associou Doria ao bolsonarismo. Aliados do paulista o criticaram.

A definição do nome do candidato do PSDB está marcado para o dia 21 do próximo mês. O senador Tasso Jereissati (CE), que chegou a se lançar como pré-candidato, abriu mão da disputa e declarou apoio a Leite.

Nenhum comentário: