sábado, 6 de novembro de 2010

Serra: Lula faz 'governo populista'

DEU EM O GLOBO

Na França, tucano bate forte no governo

Silvia Amorim

SÃO PAULO. O candidato tucano derrotado à Presidência, José Serra, viajou anteontem para a França para participar do 11oFórum de Biarritz, que tem como objetivo analisar as relações entre a América Latina e a União Europeia.

No evento, Serra criticou a desindustrialização do país e acusou o presidente Lula de fazer populismo de direita na economia. Ontem à noite, no Twitter, Serra postou alguns comentários sobre sua participação no fórum.

“Falei sobre perspectivas do desenvolvimento e da democracia na região”, escreveu ele. “Falei sobre questões que entravam o amadurecimento das democracias. Sobre política externa e integração da região, sobre relações com a Europa”, acrescentou.

Serra também reproduziu na internet a acusação de que a América Latina e o Brasil estão em processo de desindustrialização: “O processo de desindustrialização em marcha criará problemas para a criação dos 50 milhões de novos empregos que a América Latina necessita até 2020”.

Segundo o “Blog do Noblat”, que reproduziu reportagem da agência internacional de notícias EFE, Serra acusou o governo Lula de fazer um “governo populista” na economia e de se unir a ditaduras como o Irã.

Nesse momento, um manifestante da Fundação Zapata, do México, criou um mal-estar na sala ao interrompeu o tucano com o grito “Por que não se cala?”, relembrando o episódio em que o rei Juan Carlos, da Espanha, interpelou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O coordenador do programa de governo da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), Marco Aurélio Garcia, também foi a Biarritz, cidade ao sul da França, e fez palestra ontem.

Entre as autoridades internacionais presentes estavam o ex-secretário-geral da Unesco, Federico Mayor Zaragoza, o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, o presidente do Senado espanhol, Javier Rojo, e o secretário de Estado para Assuntos Europeus da França, Pierre Lellouche.

O tucano chegou a comentar com amigos, após a eleição, que havia recebido um convite para fazer uma palestra no encontro, mas que estava indeciso se compareceria; ele confirmou presença na última hora. Serra não informou quando voltará ao Brasil.

Ele teria viajado na companhia do filho, Luciano, e aproveitaria a viagem para descansar na Europa.

Também viajaram ao exterior para descansar o candidato a vice do tucano, deputado Indio da Costa (DEM-SP), que está na Espanha, e o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que foi para os Estados Unidos.

Um comentário:

Unknown disse...

E ouve em alto e bom som de um mexicano: Por que no te Callas?