segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lula e FH vão debater sobre a reforma política

Ex-presidentes foram convidados para audiências públicas

Isabel Braga

BRASÍLIA. Com discursos constantes em defesa de mudanças no sistema eleitoral e partidário, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a dar contribuições práticas ao debate na Comissão de Reforma Política da Câmara. Emissários dos dois no Congresso afirmaram que eles estão dispostos a participar, em dias distintos, de audiências públicas na comissão.

Os requerimentos para que sejam ouvidos já foram aprovados na comissão, e seu presidente, Almeida Lima (PMDB-SE), acredita que as sessões com os ex-presidentes possam acontecer nos próximos 15 dias.

Além de Lula e de FH, a comissão aprovou também convite ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Os parlamentares pretendem ouvir os três sobre as mudanças no sistema político-eleitoral brasileiro. Também estão agendados pelo menos dez seminários nos estados para discutir o tema.

Convite para qualificar o debate sobre a reforma

Parlamentares do PSDB e do PT que integram a comissão garantiram que os dois ex-presidentes aceitarão o convite. Um dos autores do convite, Sandro Alex (PPS-PR), argumentou ser preciso qualificar o debate sobre a reforma política.

Na justificativa do requerimento, Alex lembrou que Fernando Henrique afirmou em 2010 que estaria disposto a trabalhar pela reforma política. No requerimento de convite a Lula, o deputado disse que o petista, na comemoração dos 31 anos do PT, em fevereiro, assegurou estar à disposição para contribuir com esse debate.

A proposta de reforma política se arrasta há anos no Congresso Nacional, e o consenso sobre os polêmicos temas é cada vez mais distante, principalmente entre os deputados.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: