domingo, 10 de junho de 2012

Briga recifense engessa o PT no Estado

Só agora, e ainda em meio à confusão na capital, partido avança nas costuras para palanques em outras cidades importantes

Juliane Menezes

Após semanas de um doloroso embate no PT para definir quem seria o candidato a prefeito do Recife nas eleições deste ano – disputa que mobilizou as principais lideranças petistas do Estado e até mesmo a Executiva nacional –, o partido poderá agora, já no mês das convenções partidárias, cuidar das sucessões nos demais municípios pernambucanos. O PT possui hoje quatro pré-candidatos a prefeito em cidades-polo do Estado com chances de brigar pela vitória: os deputados federais Fernando Ferro (Cabo de Santo Agostinho) e Pedro Eugênio (Ipojuca) e os estaduais Sérgio Leite (Paulista) e Odacy Amorim (Petrolina).

Fernando Ferro, fiel aliado de João da Costa, disse que ainda está em processo de negociações com partidos políticos. Nenhum apoio foi oficializado até agora, mas, segundo ele, a coligação será definida neste fim de semana. Ferro ainda não marcou data para a sua convenção, mas diz que só será depois do dia 20. Apesar de afirmar que as negociações estão avançadas, Ferro admite que o imbróglio no Recife acabou tomando todas as atenções do PT. “A crise no Recife afetou o partido todo, todas as conversas ficaram congeladas. O partido praticamente parou para discutir o assunto e esqueceu as outras cidades. Toda a direção estava mobilizada para essa disputa recifense”, afirmou o deputado. Para ele, a legenda está “sem direção estadual”, devido ao envolvimento do presidente do PT pernambucano, Pedro Eugênio, na questão do Recife. “Nem sequer a candidatura dele em Ipojuca ele conseguiu discutir”, pontuou Ferro.

Pedro Eugênio, entretanto, afirma que está em processo de discussões com diversos partidos em Ipojuca, mas esconde com quais por questões de “estratégia”. Ao contrário do que diz Ferro, entretanto, ele afirma veementemente que o impasse petista não interferiu na sua postulação. “Eu estou tendo conversas com partidos para poder formar coligações. Tenho feito várias reuniões nos bairros com lideranças locais em lugares fechados”, afirmou o deputado. Ele também não marcou data para a sua convenção, mas diz que deve ocorrer entre os dias 25 e 30.

Sérgio Leite, por sua vez, afirma que está com alianças quase costuradas com diversos partidos, e deve anunciar quais são até o fim da próxima semana. Além disso, a partir de amanhã iniciará uma série de plenárias com a população para construir seu programa de governo. Leite afirma que deve se apresentar nas convenções só no último dia de prazo (30 de junho) e nega que a questão do Recife tenha interferido nesse processo. “Eu fiquei totalmente envolvido com a questão de Paulista, porque é muito trabalhoso. É uma cidade onde o PT tem muitas condições de ganhar a eleição”, enfatizou.

Já em Petrolina, o deputado Odacy Amorim está sofrendo pressão por parte do PSB para abandonar a disputa e apoiar a Fernando Bezerra Filho (PSB). O pré-candidato, entretanto, disse contar com o aval da Executiva nacional do partido e já marcou sua convenção para o dia 24.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: