quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Panorama político - Ilimar Franco

Ordem-unida
O vice Michel Temer não tem simpatia pelo Blocão formado pelo PMDB na Câmara. Deixou isso claro ontem, em encontro com o presidente da Câmara, Henrique Alves. Ele não sabe no que vai dar esse movimento. E está entre aqueles que perguntam: Como pode o PMDB liderar a formação desse bloco? O partido tem o vice-presidente, os comandos do Congresso e cinco ministros.

“Estou preocupado. Estão tentando envenenar a relação. O PMDB da Câmara não pode ficar submetido à tensão eleitoral do Rio e de outros estados”
Valdir Raupp
Presidente do PMDB e senador (RO)

Lavando a roupa suja
Um grupo de deputados petistas esteve, nessa semana, com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Alertou que a coordenação do governo na Câmara desandou. E fez críticas aos movimentos erráticos cometidos desde que a articulação política mudou de mãos. Estavam nesse tête-à-tête, o vice da Câmara André Vargas (PT-PR), o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e os ex-líderes petistas Cândido Vaccarezza (SP) e José Guimarães (CE). Além de acordos não cumpridos pelo Planalto, lá se ouviram questionamentos à decisão política do ex-presidente Lula, que atiçou o fogo, na qual o PT disputa o poder contra o PMDB no Rio.

Romaria
Representantes dos governos dos Estados-sede da Copa foram chamados à Casa Civil. Aloizio Mercadante está repassando todas as medidas para dar segurança à Copa. Só falta checar os governos Agnelo Queiroz (DF) e Tarso Genro (RS).

Carona do mascate
O ex-presidente Lula levou a Cuba o senador Blairo Maggi (PR-MT). Hoje eles visitam uma plantação de soja no interior da ilha. Maggi é grande produtor de soja e pode investir na melhoria da produtividade na ilha. Ontem, os dois estiveram com o presidente Raúl Castro para tratar da ampliação do uso de biomassa na produção de energia em Cuba.

O ouro de Cuba
O Ministério Público do Trabalho de Tucuruí (PA) concordou com o pedido do DEM para bloquear o salário da médica cubana Ramona Rodriguez, que abandonou o Mais Médicos. A retenção é da parcela que seria enviada ao governo de Cuba.

Cartão vermelho
O presidente do PSDB e candidato à presidência, Aécio Neves, disse não ao governador Simão Jatene (PA). Ele queria deixar o cargo, em abril, para concorrer à reeleição. O vice, Helenilson Pontes, é do PSD, e apoia a reeleição da presidente Dilma. Aécio não quer a máquina do governo do Pará trabalhando pela presidente.

Pulando fora do barco
Depois do PSD, agora chegou a vez do PDT pular fora do Blocão liderado pelo PMDB. O líder trabalhista na Câmara, Vieira da Cunha (RS), disse que seu partido não aceita o objetivo do grupo, que é o de pressionar o governo Dilma.

Dedicação exclusiva
Após anunciar que não será candidato a reeleição à Assembleia paulista, o presidente do PT, Rui Falcão, também pedirá licença do mandato em agosto e setembro. Vai se instalar em Brasília, no no comando da campanha da presidente Dilma.

Então, tá! O governador Sérgio Cabral (PMDB) manda dizer que apoia a reeleição da presidente Dilma mesmo que o PT tente derrotá-lo no Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: