sábado, 16 de agosto de 2014

Panorama Politico :: Ilimar Franco

- O Globo

Os limites de Marina
Mesmo que Marina Silva tenha crescimento imediato nas pesquisas, marqueteiros (de todos os lados) não acreditam que sua candidatura adquira uma força avassaladora. Para os tucanos, os votos de Marina vêm de um nicho. Além disso, avaliam, ela não representa mais uma novidade, pois já é velha conhecida da eleição de 2010. Nem PT nem PSDB farão movimentos hostis contra Marina. Eles estão de olho no segundo turno.

O acordo: Marina e o PSB
Emissários do PSB e marineiros da cúpula já tratam, com recato, do anúncio da candidatura de Marina Silva ao Planalto. Os socialistas avaliam que, se não forem de Marina, o naufrágio do partido será total nas urnas. A negociação envolve a manutenção da linha programática acertada entre Marina e Eduardo Campos. Ela já sinalizou que não substituirá esse acordo pela defesa do programa da Rede. Os mais próximos de Eduardo acreditam que ela também deve se colocar como fiadora dos compromissos assumidos por ele. "Ela não pode fazer campanha contra o Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, nem contra o Lindbergh Farias (PT) no Rio", disse um socialista.

PT: Marina Silva na cabeça
O comando da campanha da presidente Dilma considera inevitável que Marina Silva assuma a candidatura do PSB ao Planalto. O esforço que será feito pela direção do PT, e pelo presidente Lula, será o de reabrir as portas. O alvo petista é o apoio no segundo turno. Os petistas também querem que sejam mantidos os acertos regionais.

Olha o Nerso, gente
Decisivo na conquista do primeiro mandato do governador Marconi Perillo (GO), em 1998, o comediante Nerso da Capitinga está de volta. Novamente ele é arma do tucano para enfrentar o ex-governador Iris Resende (PMDB). Nos vídeos (um deles pode ser visto no blog da coluna), Nerso se refere a Iris pelo apelido de "Denossauro".

Sonho de consumo
Ministros do Planalto torcem por Fernando Bezerra (PE) ou Beto Albuquerque (RS) para vice de Marina. Eles são candidatos ao Senado contra os petistas João Paulo (PE) e Olívio Dutra (RS).

Ô abre-alas
O deputado Vicentinho (PT-SP), mesmo em recesso branco, apresentou projeto para tornar os cordões carnavalescos de São Paulo patrimônio cultural imaterial. Defende a importância dos cordões por terem originado as escolas de samba.

Polivalente
Vital do Rêgo (PMDB-PB), que além de candidato ao governo é médico, atendeu emergência de um passageiro que estava no mesmo voo que ele. O homem teve uma convulsão quando o avião já taxiava, e Vital fez os primeiros socorros.

Dez segundos de fama
Candidato à reeleição, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (BA) lançou uma campanha em suas redes sociais. Pede que seus eleitores mandem vídeos dizendo por que votarão no baiano. Os melhores serão usados em seu horário eleitoral.

O PMDB faz avaliação negativa de seu desempenho para a Câmara. Considera que será uma vitória se mantiver a atual bancada de 73 deputados.

Nenhum comentário: