quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Vinicius Torres Freire: Um presidente sem gracinhas em 2019

- Folha de S. Paulo

Emprego não melhora quase nada e economia se arrasta em ritmo pouco maior que 1% ao ano

Houve por aí uma animação artificial com a criação de emprego em setembro. Mas não aconteceu quase nada. Por toda parte, não acontece quase nada.

Se o próximo presidente vier com mirabolâncias, em vez de seguir o manual básico de primeiros socorros para a economia, não vai acontecer quase nada de novo em 2019. Dada a estupidez recorrente nos últimos 40 anos, pode ser ainda pior.

O Brasil cresce algo entre 1% e 1,5% ao ano, desde 2017. Ainda está perto do fundo do buraco da grande recessão. Não se trata de um país que cresce pouco depois de recuperar o terreno perdido. É uma economia que se arrasta no atoleiro.

Em setembro, o emprego formal crescia 1,2% ao ano. Nesse ritmo, vamos levar mais seis anos apenas para voltarmos ao nível de emprego de 2014. O número de trabalhadores com carteira assinada ainda é 2,74 milhões menor do que em setembro daquele ano.

A desgraça é maior na construção civil e na indústria. Os dois setores empregam 26% de todos os trabalhadores formais, mas neles desapareceram quase 76% dos empregos perdidos desde 2014.

Há várias doenças crônicas e agudas na economia, mas um mapa dos sintomas indica como a encrenca se manifesta.

O investimento em construções, máquinas e equipamentos caiu 27% desde 2014. Neste ano deve crescer uns 3,5%, talvez um pouco mais, graças ao consumo de máquinas e equipamentos, que vai relativamente bem, dada a pasmaceira geral. Mas, até agosto, o investimento na construção civil ainda era menor que no ano passado, desastre que se repete desde 2014.

O investimento, em particular a construção, é o sintoma mais grave da nossa doença de curto prazo. Por que afundou tanto?

O gasto do governo com obras etc. entrou em colapso. Houve superinvestimento em moradias e espaços comerciais nos anos bons, até 2013. Houve os investimentos lunáticos das estatais sob Dilma Rousseff, a Ruinosa, exagerados e errados.

Falta confiança para a retomada na construção, confiança que, aliás, anda em baixa pela economia inteira, de novo. Há medo de desemprego e medo de presidentes ineptos ou lunáticos. Os juros de longo prazo estão altos. Para piorar, os governos estão quebrados, assim ficarão por muito tempo e por anos não investirão mais; o programa de concessões de Michel Temer não andou, de resto.

As empresas contratam e pagam pouco. O crescimento do número de pessoas ocupadas anda pela casa de 1,1% ao ano; o dos salários, de 1,3% ao ano.

Tudo desacelerou do final de 2017 para cá. A recuperação deu chabu. O crescimento da massa de salários não irá muito além do ritmo atual sem a retomada dos investimentos.

Dado que não haverá um impulso tal como aumento de investimento público, será preciso contar com uma extraordinária mudança de ânimos; de taxas de juros sob controle. Isto é, será preciso esperar que o próximo presidente não faça gracinhas.

Se aplicar o manual de primeiros socorros, a economia pode ter, enfim, recuperação (recuperar as perdas na recessão, ao menos). Se a coisa for bem-feita, pode até ter investimentos privados em infraestrutura em 2020. Basta não querer reinventar a roda.

Até para fazer o básico, haverá problemas, pois não será simples negociar coisas como reforma dura da Previdência, contenção de salário de servidor e o fim de várias isenções de impostos.

Se vacilar, o próximo governo pode começar a acabar logo na primavera de 2019.

Nenhum comentário: