sábado, 14 de março de 2020

Hélio Schwartsman - Distanciamento medicinal

- Folha de S. Paulo

É preciso 'descriminalizar' as teleconsultas

Há pouco mais de um ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) baixou uma resolução regulamentando a telemedicina. A norma foi tão atacada pelos profissionais, que temiam ser "uberizados", que o CFM optou por revogá-la dias depois. Isso significa que, pelas regras hoje vigentes, realizar consultas à distância pode configurar, em muitas situações, uma infração ética. O problema é que agora enfrentamos um surto epidêmico de covid-19, no qual a telemedicina teria um papel valioso a desempenhar.

A covid-19 deverá pôr muita pressão sobre os sistemas de saúde de vários países. O que mais chama a atenção nessa nova moléstia é a forma desigual com que ela afeta diferentes grupos etários. Um estudo chinês com 72 mil pacientes estimou uma taxa de mortalidade de 0,2% para aqueles com menos de 39 anos, mas que vai a 8% para a população que tem entre 70 e 79 anos e chega a impressionantes 14,8% para os com mais de 80.

Diante desses números, o último lugar para o qual se deve levar um idoso que ainda não tenha contraído a covid-19 é um pronto-socorro apinhado de portadores do vírus Sars-Cov-2. O risco é tão grande que a recomendação técnica é a de só procurar serviços de saúde em casos graves. Mas como saber se um caso é grave?

Aqui há duas opções. Temos algoritmos genéricos do tipo "só vá ao hospital se tiver febre persistente e desconforto respiratório". Na maioria dos casos, eles funcionam bem. Mas, especialmente para os mais vulneráveis, passar por uma consulta remota pode fazer toda a diferença.

É provável que ainda tenhamos de esperar o 5G para que uma telemedicina indistinguível da consulta presencial se viabilize. Mas, enquanto a tecnologia não chega, deveríamos pelo menos instalar "hot lines" com médicos na ponta para que as pessoas fiquem mais tranquilas em relação à decisão de não ir para o hospital, além, é claro, de "descriminalizar" as teleconsultas.

Nenhum comentário: