quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bernardo Mello Franco - Navegando às cegas

- O Globo

O novo ministro da Saúde parece perdido diante da pandemia. Em videoconferência, ele enrolou os senadores e só foi assertivo ao dizer o que não sabe

O Ministério da Saúde adverte: em caso de dúvidas, evite consultar o ministro da Saúde. Há duas semanas no cargo, Nelson Teich parece não saber onde estamos e aonde vamos na pandemia do coronavírus. Ele reforçou essa impressão nesta quarta, no primeiro encontro público com parlamentares.

Em videoconferência, Teich falou muito e disse pouco. Ele driblou as perguntas dos senadores, desconversou sobre a importância das medidas de isolamento e abusou das evasivas para não contrariar o chefe. Só foi assertivo ao reconhecer que não tem ideia de quantos brasileiros estão contaminados.

“Os testes que a gente faz não permitem saber exatamente essa realidade. Sem esse conhecimento, literalmente se está navegando às cegas. Essa é a grande verdade”, admitiu. Teich também saiu pela tangente ao ser questionado sobre a evolução da epidemia. “Quando é que vai ser o pico? Não sei e ninguém sabe”, disse.

Pressionado a esclarecer se a população deve ou não permanecer em casa, o ministro andou em círculos para não responder. “Você simplesmente perguntar se fica em casa ou se não fica em casa é simples demais. É uma resposta simplista para um problema que é extremamente heterogêneo”, embromou.

A conversa mole irritou senadores de diversos partidos. “Estou tremendamente frustrado em relação às respostas”, protestou Tasso Jereissati (PSDB-CE). “O distanciamento social caiu dramaticamente no país. Não há momento para indecisão”, emendou. “Eu estou impressionado, mas é negativamente impressionado”, criticou Alessandro Vieira (Cidadania-SE). “Ele não tem resposta para nada”, resumiu mais tarde o ex-ministro Humberto Costa (PT-PE).

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) perdeu a paciência e acusou Teich de ser “muito leniente”. “O senhor tem que mostrar pulso firme. O senhor vai acabar com sua biografia”, advertiu. Atônito, ele disse que o ministério “nunca se posicionou para a saída do distanciamento”. Mesmo assim, não pediu à população que evite se expor à pandemia.

Ao ser instado a comentar as falas ofensivas do pandemônio, o ministro voltou a enrolar. “Não vou discutir aqui o comportamento, mas posso dizer que ele está preocupado com as pessoas”, afirmou.

***
Ao assumir o Ministério da Justiça, André Mendonça se apresentou como um “servo”, chamou Jair Bolsonaro de “profeta” e prestou continência diante das câmeras.

É assim que o capitão gosta.

Nenhum comentário: