terça-feira, 6 de outubro de 2026

Aquilo que aconteceu, por Pedro Doria

O Globo

Ela gosta do brasileiro pobre que imagina, despreza o que existe

A única classe social em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu no primeiro turno foi a E. Nacionalmente, recebeu 54,4% dos votos dos brasileiros mais pobres. Mas aquela em que apresentou a menor distância para Flávio foi a classe A: 40,1% ante 48,7% do senador. Em nenhuma região a distância entre os dois, na classe A, foi tão estreita quanto no Sudeste. O filho de Bolsonaro ganhou, mas por 4 pontos percentuais. Na cidade do Rio, Lula venceu na classe A por 46% a 44%. Em São Paulo, foi Flávio quem levou vantagem — 44% a 42%. Lula ganhou entre os 27% mais pobres e foi extremamente competitivo entre os 3% mais ricos. Perdeu no resto.

A conta é feita da seguinte forma: cruze os resultados de cada seção eleitoral do país com os dados da PNAD Contínua, do IBGE. Estime a faixa de renda média de cada urna. Distribua os votos. Flávio construiu a maior vantagem na classe C, exatamente a faixa média de renda brasileira: 53,5% a 37,2%.

A esquerda brasileira acredita que tem um problema na elite. Não, não tem. A Zona Sul do Rio vestiu vermelho com vontade; Higienópolis e Pinheiros, também. O problema de voto que o PT encontrou, nas eleições de 2026, é com o brasileiro médio. É com as periferias urbanas. A elite de esquerda diz estar preocupada com o povo e acredita, talvez com sinceridade, votar em seu nome, abstendo-se dos interesses pessoais. Se percebe altruísta. É só alienada.

Nas redes, passou os últimos quatro anos reclamando de “pobre de direita”, “evangélico manipulado”. Ou, sem disfarçar o sarcasmo, “CEO de MEI”. Gosta do brasileiro pobre que imagina, despreza o que existe. Para aumentar seus gastos, o governo impôs uma taxa a importados chineses, que compõem a renda e os sinais de status da classe C. Tratou de extrair o que pôde de imposto das bets, que torturam principalmente a classe C. Tentou impor CLT a quem deseja distância do modelo. A militância de esquerda, como o governo Lula, talvez não saiba, mas tratou os brasileiros na batalha urbana diária com arrogância, desprezo e boa dose de paternalismo. Aí a classe C, em peso, votou contra o governo. Não há surpresa.

A classe média baixa das periferias é uma novidade entre nós. Não tem medo de horas de trabalho, não quer patrão, aspira a crescer na vida. E é protestante. Nunca tivemos um povo com essa característica. São um terço de nós. São a cara do Brasil que a Nova República criou. E podem não ter o vocabulário para explicar, mas seu problema é que o Estado brasileiro não está organizado de forma a permitir que suas aspirações encontrem vazão.

Nosso modelo de Estado gosta de empresas muito grandes com muitos funcionários. Impomos um modelo tarifário complexo, uma carga de direitos trabalhistas alta e muita regulamentação. É preciso pendurar muita plaquinha nalgum canto, muita guia exige dois ou três carimbos para evitar que um fiscal aplique multa. Numa economia de poucas empresas muito grandes, funciona. Poucos são os patrões, quase todo mundo é funcionário, da classe A à D. A escala dos negócios permite absorver os altos custos de lidar com as complexidades legais.

A classe C aspira a um país de incontáveis empresas pequenas. Muitos patrões de poucos funcionários. O modelo de Estado brasileiro simplesmente não permite que algo assim funcione. Quem saca o “CEO de MEI”, com todo o desprezo que o acarreta, na verdade tem menor capacidade de imaginação que o eletricista da Zona Leste paulistana ou o motorista de Uber de uma favela carioca. Essa falta de imaginação é de boa parte da elite, da Fiesp à CUT. Vem de Getúlio, JK, Geisel, Brizola, Dilma, Ciro Gomes. Não é só da esquerda. Usam antolhos. Não sabem que modelo é escolha e que escolha pode mudar.

Caímos no pingue-pongue entre Lula e os Bolsonaros. Claro. Desde 2018 não houve um só candidato à Presidência capaz de articular com clareza esse futuro diferente. Afinal, o mundo político sofre da mesma crise de imaginação. Assim, por mais um ciclo eleitoral, jogamos fora o imenso potencial de criação que pulsa nas bordas das grandes cidades brasileiras.

A direita bolsonarista é pura demagogia, uma boa dose de golpismo, incompetência e corrupção. A esquerda se elitizou, desconectou-se por completo do povo e virou uma força conservadora. Olha para o passado sem utopia para vender. Se sustenta com os votos dos brasileiros que precisam de Bolsa Família para fazer três refeições por dia. No último domingo de outubro, a gente escolhe entre os dois.

 

2 comentários:

Mais um amador disse...

Excelente !

Anônimo disse...

Quanta tendência nessa análise política
O Lula foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro condenado há 20 anos de cadeia por nove juízes por unanimidade em três instâncias e o Flávio Bolsonaro é que é um demagogo?
Faça-me um favor , realmente essa coluna tem a grande maioria dos jornalista de esquerda, de carteirinha desde pequeno