terça-feira, 25 de novembro de 2008

O feminismo nas ruas

Carla Batista
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Ainda que condições favoráveis para a participação política não estejam dadas e que se deparem cotidianamente com dificuldades na luta pela sobrevivência, as integrantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) seguem animadas no caminho para avançar em sua afirmação como sujeitos políticos e de direitos. Projeto comum, disponibilidade para a organização e capacidade de articulação demonstram este propósito. A todas elas dedico este artigo, pequeno balanço da movimentação vigorosa que marcou este segundo semestre.

Caracterizam esta movimentação a diversidade dos temas em pauta. Apesar da violência contra as mulheres se manter como preocupação de maior visibilidade, outros temas como a democratização da comunicação foram abarcados. Ações como audiências públicas, debates, recolhimento de assinaturas, somaram-se às rodas de conversas, passeatas e outros meios de divulgação de idéias junto à população. Finalmente, a abrangência: desde o local, fortalecendo o estadual, até o nacional, cresceram no esforço de ampliar alianças e visibilidade.

Os encontros nos bairros foram um claro exemplo destas estratégias. Aconteceram seis encontros envolvendo grupos que atuam em Paulista, Caxangá, Região Norte (RPA 4), Ibura, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço, com cerca de 650 participantes. Com debates, oficinas, apresentações de teatro e musicais e manifestações públicas, os temas abordados variaram bastante: participação política das mulheres, reforma política, direitos sexuais e reprodutivos, trabalho produtivo e reprodutivo, entre outros. A motivação central foi fortalecer a organização das mulheres desde os seus bairros em direção a todo o Estado.

A articulação com outros movimentos sociais marcou a preparação para o próximo Fórum Social Mundial que acontecerá em Belém, em janeiro de 2009. Este fórum terá como questões centrais o meio ambiente, a produção de energia, de alimentos, o acesso à água, as crises pelas quais passam o mundo exigem intensificar os debates e as mobilizações sociais e o movimento de mulheres está bastante atento e atuante neste sentido.

Em setembro, cerca de mil mulheres vindas de 27 municípios da Zona da Mata do Estado se reuniram em Goiana para a realização da II Plenária do Movimento de Mulheres da Zona da Mata. O encontro produziu uma declaração política que vai ser entregue aos novos prefeitos em janeiro de 2009.

Ao final, mais uma vigília mensal pelo fim da violência contra as mulheres tomou as ruas de Goiana. Mobilizadas pelo FMPE as vigílias este ano foram descentralizadas. Estratégia avaliada de grande acerto, porque tem chegado a outros bairros e municípios e atingido um número maior de pessoas com a sua mensagem e presença. Atividades interiorizadas têm contribuído para fortalecer a organização e lideranças de outras regiões, e à criação de fóruns em articulação com o FMPE, a exemplo da Rede de Mulheres da Mata Norte, da Articulação de Mulheres da Mata Sul, do Fórum de Mulheres do Sertão do Araripe, em Ouricuri.

Hoje o FMPE estará novamente nas ruas. Uma série de atividades acontecerão no Centro da cidade do Recife para marcar o dia de luta pelo fim da violência contra as mulheres. Estão todos e todas convocados a também se engajarem.

» Carla Batista é educadora do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia

Nenhum comentário: