quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pedetistas históricos querem investigação

Cinco ex-deputados federais se mostram contra o apoio do partido ao ministro

Maria Lima

BRASÍLIA. Indignados com a decisão da cúpula do PDT de apoiar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pedetistas históricos fizeram um movimento ontem em Brasília para marcar posição contrária e protestar contra o que chamaram de "usurpação" dos ideais brizolistas. Cinco ex-deputados federais, liderados por Vivaldo Barbosa e José Mauricio, do Rio, entregaram uma petição ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e ao ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, pedindo agilidade na conclusão das investigações sobre desvios em convênios da gestão Lupi no ministério.

Eles integram o recém criado Movimento de Resistência Leonel Brizola e dizem querer diferenciar o PDT das ações de Lupi. Segundo eles, o PDT tem história e tradição e, por isso, é preciso separar as responsabilidades do ministério e do partido. Os pedetistas históricos acusam Lupi de ter esfacelado o PDT, extinguindo diretórios e usando as comissões provisórias para manipular os dirigentes regionais da sigla.

- Queremos delimitar responsabilidades e fronteiras comportamentais. Essas bravatas do Lupi são próprias dele, para esconder suas fragilidades e debilidades. A nível nacional, o PDT é um partido cartorial, manietado por ele, para não ser fiscalizado. Nós, da base, vamos lutar para que o partido se democratize. Sob a direção de Lupi, foi totalmente esfacelado - disse o ex-deputado federal por cinco mandatos, José Maurício.

Vivaldo é um dos que assinam a petição. Entre os signatários estão José Mauricio, Carlos Alberto Caó, o deputado estadual Paulo Ramos, Fernando Bandeira, João Leonel, Maria Helena Santos, Vinicius Ornelas e Hélio Pinho.

- O ministro não age dentro dos princípios do brizolismo e do trabalhismo. O ministro Hage nos disse que tem muita sensibilidade e compreensão pelo nosso apelo - disse Vivaldo.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: