sábado, 23 de junho de 2012

Haddad desautoriza convites e afirma que ele escolherá seu vice

"Não existe isso. Quando eu convidar alguém, eu anuncio", diz o petista

Silvia Amorim

SÃO PAULO . O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse ontem que o vice da chapa petista será uma escolha pessoal dele. Haddad foi enfático e repetiu a declaração mais de uma vez, mostrando contrariedade com a notícia sobre o convite ao advogado Luiz Flávio Borges D"Urso (PTB).

D"Urso disse que recebeu o convite do presidente estadual do PT, Edinho Silva, e depois do deputado Paulo Maluf (PP), recém-chegado à coligação petista.

- Quem decide o vice é o candidato. Não existe isso. Quando eu convidar alguém, eu anuncio. As pessoas não estão proibidas de conversar; agora, convite é feito pelo candidato. Vice é prerrogativa do candidato - afirmou Haddad.

Ele desconversou quando um jornalista perguntou se D"Urso tem perfil para ocupar a vaga:

- Não existe nome (em discussão) de um partido que não está coligado. Isso não faz nenhum sentido.

O núcleo da campanha mais próximo a Haddad tem demonstrado incômodo com a descentralização das negociações sobre a aliança. Eles interpretaram a declaração do pré-candidato como um recado de que qualquer acordo precisará passar, antes, por sua avaliação.

Haddad também pôs em dúvida a estratégia, defendida por alguns petistas, de usar a vaga de vice para ampliar o arco de aliados.

- Penso que isso é botar o carro na frente dos bois. Na minha opinião, você primeiro pergunta se o partido concorda com o projeto e o candidato. A partir daí, você discute pessoas.

TRE-SP multa Serra e PSDB por propaganda eleitoral antecipada

No início da semana, a deputada Luiza Erundina (PSB) renunciou à pré-candidatura de vice-prefeita, depois que Haddad e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram à casa de Maluf para selar a aliança com o PP. Dias antes, Lula não comparecera ao evento que formalizou a candidatura da parlamentar. Maluf e Erundina são rivais históricos em São Paulo.

Com o episódio, o PSB comunicou ao PT que não mais reivindicará a vaga de vice. O PCdoB, que tem candidato próprio, mas estuda apoiar Haddad, tem hoje as maiores chances de emplacar o vice.

Haddad descartou uma solução caseira para o dilema, ou seja, buscar no PT um nome para ser seu companheiro de chapa. Também se mostrou cético em relação a novas alianças, além do PCdoB, até a convenção partidária, no dia 30.

Atendendo a representação da campanha de Haddad, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aplicou ontem duas multas de R$ 7.500 - ao pré-candidato do PSDB, José Serra, e ao PSDB - por propaganda eleitoral antecipada.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: