segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PSD vira partido estratégico para 2014

João Domingos

BRASÍLIA - O recém-criado PSD do prefei­to Gilberto Kassab tornou-se um partido estratégico para os três potenciais candidatos principais à Presidência em 2014: a presidente Dilma Rousseff, do PT, que vai disputar a reeleição, o senador Aécio Ne­ves, do PSDB, já lançado à dis­puta pelo ex-presidente Fer­nando Henrique Cardoso, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, que estuda a possibilidade de bri­gar também pelo posto.

O PSD - que, segundo o pró­prio Kassab, não é "nem de es­querda, direita ou centro" - tem vínculos com todos os principais partidos que vão para a disputa daqui a dois anos. Kassab man­tém-se próximo da presidente Dilma Rousseff, de Aécio Neves e de Eduardo Campos. Mas, por ter oferecido um ministério ao partido - por enquanto a ainda não criada Secretaria das Micro e Pequenas Empresas -, a presidente Dilma ganhou a dianteira na disputa, "Eu diria que, nesse mo­mento, a tendência é ficarmos com a presidente Dilma", disse o líder do partido na Câmara, depu­tado Guilherme Campos (SP).

Outros parlamentares do PSD, no entanto, afirmam que os três candidatos podem ganhar a ade­são da nova legenda. Lembram, por exemplo, que o PSB de Eduar­do Campos foi de importância fundamental para a criação do no­vo partido, principalmente em es­tados do Sul e no Nordeste. Por­tanto, a gratidão permanece e não será surpresa se, numa even­tual candidatura do governador de Pernambuco, o PSD venha a marchar com ele, E com o PSDB eles sempre trabalharam juntos com Aécio Neves e com o ex-go­vernador José Serra. Já Dilma Rousseff não quer perder tempo. No dia 29 ela recebeu ; .0 vice-governador de São Paulo, . Guilherme Afif Domingos (PSD), no Palácio do Planalto, juntamen­te com Gilberto Kassab. Na reu­nião, Dilma reiterou o convite pa­! ra que o PSD passe a integrar sua base aliada - oferecendo, em troca, um ministério -, e consultou Afif Domingos sobre uma lei aprovada pelo Congresso que determi­na a discriminação na nota fiscal dos impostos pagos pelo contri­buinte. A presidente disse a Afif Domingos que a opinião dele era muito importante para a decisão.

De acordo com informação de petistas que têm conversado com Dilma sobre o quadro partidário e sobre 2014, a presidente traba­lha com a possibilidade de Eduar­do Campos entrar mesmo na dis­puta à Presidência daqui a dois anos. Em uma conversa que ela teve um grupo de petistas, Dilma comentou: "O Eduardo gosta muito do presidente Lula e da gen­te, de forma individual, mas não gosta de nossa família (o PT)".

•Tamanho
49 deputados e dois senadores, além de 497 prefeitos eleitos em outubro, fazem parte do quadro do PSD, partido criado em março de 2011

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: