quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasília -DF – Luiz Carlos Azedo

Grande irmão
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse ontem que os Estados Unidos não vão parar com o monitoramento a cidadãos no país e no exterior. Argumentou que o esquema de espionagem faz parte do sistema de segurança nacional americano, para garantir proteção não só para quem está nos Estados Unidos, mas também em outros países. “Achamos que nosso serviço de inteligência protege nossa nação, assim como outros povos. Continuaremos a fazê-lo”, disse.

Kerry descartou a suspensão do monitoramento, depois do encontro com o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, ontem, no Itamaraty. O chanceler brasileiro fez uma cobrança explícita de mais informações dos Estados Unidos sobre a espionagem de cidadãos, empresas e instituições brasileiras, nos meios de comunicação, que foi revelada por Edward Snowden, ex-funcionário de uma empresa terceirizada que prestava serviços à Agência de Segurança Nacional (NSA).

Parece um diálogo de surdos, mas não é. O presidente Barack Obama e a presidente Dilma Rousseff têm um encontro marcado em outubro, com agenda que envolve grandes interesses econômicos e de cooperação na área de ciência e tecnologia.

Aduanas// Fiscais aduaneiros do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai farão uma paralisação, hoje, por duas horas, em protesto simultâneo contra o enfraquecimento da fiscalização nas fronteiras. Também se manifestam contra o Porto 24 horas.

De gala
O chanceler Antônio Patriota fez juz ao nome ao criticar a espionagem norte-americana, mas não pôs em risco a visita de Estado de Dilma à Casa Branca. Será uma homenagem concedida a poucos chefes de estado, com tapete vermelho e jantar de gala. O último brasileiro recebido dessa forma foi o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995.

Raspa de tacho
O governador Jaques Wagner (foto) fez um corte drástico nas despesas de custeio e demitiu o secretário de Fazenda, Luiz Petitinga. Para oxigenar o governo e promover um aperto fiscal , nomeou um técnico sem partido para a pasta: Manoel Vitório, deslocado da secretaria de Administração.

Escândalo
A Comissão de Transportes e Comunicações, da Assembléia Legislativa de São Paulo, que virou um campo de batalha entre tucanos e petistas, convidou para depor sobre o escândalo do metrô paulista o presidente da Siemens no Brasil, Paulo Stark; o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes;e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinicius Marques de Carvalho.

Pedágios
A bancada capixaba rebelou-se contra a licitação da BR-262 (trecho de 130 km no Espírito Santo), por causa da cobrança de pedágio no valor de R$ 36, 00. “Vamos até as últimas consequências para rever esse modelo equivocado”, anunciou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que esteve ontem com o ministro dos Transportes, César Borges, para pedir a mudança no edital. O estado vive uma crise por causa da cobrança de pedágio na Terceira Ponte.

Azebudsman
Em relação à nota intitulada “cabeçadas”, publicada na coluna Brasília-DF de domingo, a Receita Federal garante que cumpre os requisitos legais para parcelamento de dívidas das prefeituras com o INSS: “Quando um ente federativo faz a opção pelo parcelamento, ele autoriza de forma expressa a retenção das parcelas e dos débitos previdenciários, no Fundo de Participação dos Estados e Municípios, para os períodos posteriores ao pedido de parcelamento. Para os débitos previdenciários desses períodos posteriores, primeiramente, deve ser procedida a retenção desses valores no respectivo Fundo. Somente após esta retenção, o ente poderá solicitar novo parcelamento do saldo de débitos”, explica.

Verdade
A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro ouvirá hoje, no plenário de Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, quatro militares acusados pelo sequestro e a morte, sob tortura, de Mário Alves, dirigente do PCBR assassinado em janeiro de 1970, no DOI-Codi do Rio. São os ex-tenentes do Exército Luiz Mário Correia Lima, Roberto Duque Estrada e Dulene Garcez, além do ex-major do Corpo de Bombeiros Valter da Costa Jacarandá. Os depoimentos serão coordenados pelo presidente da CEV-RJ, Wadih Damous).

Mérito/ O ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Henrique Maués será homenageado com a entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em 2013, hoje, na sede do Tribunal Superior do Trabalho.

Jovens/ A Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ) e a Microsoft lançaram uma convocação para identificar e capacitar instituições sem fins lucrativos focadas no público jovem, em 19 países da América Latina. A parceria visa ajudar organizações sociais a arrecadar fundos para seus projetos, gerar empregos e promover o empreendedorismo. O programa YouthSpark pretende atingir, em três anos, 300 milhões de jovens em todo mundo.

Economia/ O PMDB realiza hoje, em Brasília, um seminário sobre a Política Macroeconômica do Governo, das 14h às 17h. O Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Hollanda, participa do evento.

Arrocho
Os cortes de custeio no governo da Bahia, em algumas secretarias, chegam a 90%

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: