sábado, 10 de janeiro de 2015

Petrobras aponta culpa de ex-diretores em prejuízo no Comperj

• Estatal informou à CVM que responsabilizou Paulo Roberto Costa e Renato Duque

Alexandre Rodrigues – O Globo

RIO - Em um comunicado enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informou que os ex-diretores de Abastecimento Paulo Roberto Costa e de Serviços Renato Duque foram responsabilizados por irregularidades identificadas pela estatal nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Os contratos foram alvo de uma das comissões internas de apuração abertas em 2014 pela Petrobras para investigar suspeitas levantadas pela Operação Lava-Jato.

Os dois ex-executivos da Petrobras teriam pressionado técnicos da estatal e levado a empresa a comprar equipamentos pesados para o Comperj a partir de abril de 2010, antes da conclusão do desenho final do empreendimento, que está em construção em Itaboraí (RJ). Naquela época, o complexo industrial em torno de uma refinaria ainda era objeto de negociação entre a estatal e parceiros. Como o projeto atrasou e o modelo foi alterado várias vezes, a Petrobras teria sofrido um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão em gastos na manutenção de aparelhos e outros materiais sem uso por mais tempo que o necessário. A obra só deve terminar em 2016.

O comunicado, enviado pelo diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, foi uma resposta a um pedido de esclarecimentos da CVM, o órgão regulador do mercado de capitais, por causa da divulgação da conclusão da investigação interna pelo jornal “Folha de S. Paulo”, no último dia 5. Esse tipo de esclarecimento ao mercado pode ser feito voluntariamente ou a pedido da CVM, por meio do seu sistema de divulgação de informações das empresas de capital aberto.

Responsabilidade específica
No texto, a estatal afirma que as informações divulgadas “refletem parte das apurações feitas” pela comissão interna criada em 25 de abril do ano passado e que teve o seu relatório final concluído em novembro. “Cabe esclarecer que em relação aos dirigentes da companhia, o relatório da comissão aponta especificamente responsabilidades dos ex-diretores de Abastecimento e de Serviços”, diz o comunicado.

O relatório da comissão de apuração interna, mantido em sigilo, foi enviado pela Petrobras para Polícia Federal, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e a própria CVM, informou ainda a Petrobras. Além de apontar compras de equipamentos em ritmo diferente do das obras do Comperj, a apuração também apontou irregularidades num contrato de R$ 3,8 bilhões firmado sem licitação em caráter de urgência pela Petrobras com o consórcio TUC, formado por Toyo, Odebrecht e UTC, empresas investigadas pela Lava-Jato.

Costa e Duque chegaram a ser presos pela Polícia Federal por causa das investigações da Lava-Jato. O primeiro teve prisão domiciliar autorizada pela Justiça depois de firmar um acordo de delação premiada para revelar detalhes e integrantes do esquema criminoso em troca de redução de pena. Já Duque teve a prisão preventiva revogada em dezembro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki depois de duas semanas na carceragem da PF em Curitiba e responde o processo em liberdade. Os ex-diretores defendem os contratos e dividem a responsabilidade com a diretoria colegiada da estatal, que os aprovou. Ontem, O GLOBO procurou os advogados dos dois, mas eles não responderam.

Nenhum comentário: